Pages

Venha beber um copo connosco, no Wine Hour at Home

Foi na última quarta-feira dia 18 de março pelas 18h que os Portugueses puderam todos estar juntos - em espírito, ainda que virtualmente - de copo de vinho na mão, apesar da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19 que colocou boa parte da população em casa. Graças ao projecto Wine Hour at Home, uma parceria da Chefs Agency e da Martins Wine Advisor, podemos todos descontrair durante um momento e evadir-nos para apreciar um bom copo de vinho em comunidade – com o extra de contar com a presença do produtor. 


A ideia nasceu de uma conversa entre o ‘wine advisor’ Cláudio Martins e a directora de eventos da Chefs Agency, Adriana Fournier, no início da quarentena imposta a muitas famílias portugueses face à pandemia de Covid-19. "Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspectos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspectos técnicos", explica Claúdio Martins. “Um momento de Wine After Work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores, e porque estamos mais do que nunca a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento”, complementa Adriana Fournier, directora de eventos da Chefs Agency.


A periodicidade deste formato de convívio virtual, sempre com um produtor de vinhos diferente convidado, será de 2 a 3 vezes por semana. O produtor será convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la, e o ‘wine advisor’ Claúdio Martins e o ‘sommelier’ Rodolfo Tristão darão os seus 'inputs' – o primeiro com um ponto de vista mais próximo do consumidor final, o segundo com um ‘know-how’ mais técnico. Os participantes poderão colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber, e claro, estarem acompanhados ao beber o seu copo de vinho. Todos são benvindos, independentemente do seu grau de conhecimentos de vinho.


A escolha do produtor de vinhos Dirk Niepoort para primeiro convidado foi um passo natural - pelo seu lado visionário e pela sua personalidade empática. Importantes produtores internacionais estão também confirmados para os próximos tempos nesta plataforma, como o produtor Loic Pasquet, de Bordéus (França) ou Dominik Huber, da Priorat (Espanha).


Hoje acontece a segunda sessão da Wine Hour at Home, a ideia é que o consumidor final já possa adquirir, caso queira, os vinhos que vão ser provados nesse dia – que serão da Niepoort novamente -, para fazer uma prova colectiva, à distância. Fica o convite para que todos os Portugueses abram uma garrafa de vinho, às 18h, e que brindemos em conjunto, façamos perguntas ao produtor, e partilhemos este momento em torno do vinho. Em suma, o convite é para estarmos juntos.