Pages

Um "Aperitivo", seguido de um jantar.

É em plena Rua do Alecrim, na baixa de Lisboa, mais precisamente na zona do Cais do Sodré que se situa o Mano X Mano. Este restaurante Italiano é um autêntico ringue de combate onde "delicatesses" romanas e napolitanas desfilam nas nossas mesas. Com o intuito de trazer o melhor de Itália até Lisboa, nem só de pizzas e de "pastas" se faz este restaurante, onde a cozinha tradicional também tem o seu lugar de destaque.


Restaurante de janelas e portadas viradas para a rua, que absorvem a luz natural de Lisboa e deixam o reboliço da capital fora de portas. Neste ambiente convidativo e descontraído, o calor dos fornos recebe os clientes à porta e as mesas, redondas e quadradas, pretendem acolher pequenos grupos e tudo de acordo com as normas atuais. Tivemos a oportunidade de nesta semana ir conhecer o que o espaço nos tem para apresentar e confessamos que saímos surpreendidos com tudo.


De máscaras postas somos recebidos com os simpáticos olhares de todos os que lá trabalham. Atualmente no Mano X Mano após as 17h podemos usufruir do momento "Aperitivo", algo muito comum na cultura italiana, mas que cá não se tem muito esse hábito. Basicamente chamemos-lhe um "after work" ou um pré-jantar que se deve estender. Em parceria com a Bacardi Martini, entre tónicos e caipirinhas, são vários os cocktails que esta oferta abrange – Mano a Mano Sour, Negroni, Fiero Tónico, Expresso Martini, Pisco Sour, Fuzzy Pinneapple ou Frozen Basil são alguns exemplos. As iguarias que acompanham a bebida variam entre enchidos, presunto, queijos, incluindo gorgonzola, e focaccia feita no forno a lenha e tudo isto por um valor de 7,50€ por cocktail.



Mas as maravilhas desta cozinha não se ficam por aqui. O menu, dividido entre Antipasti, Paste e Risottí, Bambini, Pizze e Calzone e Dolci, apresenta sabores únicos. A burrata servida sobre uma geleia de pimentos vermelhos com anchovas acompanhada com pão da casa e a bruschetta Mano a Mano são obrigatórias e o difícil vai ser mesmo dividi-las com alguém.



As pizzas não podiam faltar e aqui estão em confronto: é romana ou napolitana? Nesta disputa de sabores, apesar de se sugerir determinada massa para cada pizza, é o cliente que decide a sua forma de confeção. Este é o único restaurante italiano em Lisboa em que a escolha é democrática e cabe às preferências dos consumidores. Destacamos sem hesitar a pizza Mano a Mano com mozzarella de búfala, grana padano, presunto de Parma finamente fatiado, tomate cherry e manjericão para nos dar aquele gostinho especial a verão.


Por tudo isto, no Mano a Mano estão reunidas as condições para se saborear um pouco de Itália à mesa. Nas palavras da chef de sala, a autenticidade vai surpreender, com pratos “simples, com poucos ingredientes, mas cheios de sabor”, o verdadeiro Less is More.