Pages

The Decadente - A sustentabilidade à mesa.

Já vai para 10 anos quando os quatro irmãos empreendedores com percursos distintos, Martim, Bernardo e Duarte d’Eça Leal, e Afonso Queiroz tiveram a ousadia de fazer nascer o The Independente Collective. O projeto que arrancou em 2011, conta hoje com 4 unidades de alojamento entre Lisboa e Porto, incluindo o primeiro branded hostel do mundo, o The House of Sandeman Hostel & Suites. Reúne também 3 conceitos de restauração inovadores em Lisboa e no Porto, entre os quais se encontra o The Decadente, que agora reabre e que tivemos o prazer de ir visitar a convite.


A ideia deles é muito simples: liderar projectos de hospitalidade criativa, inserindo-se no segmento não hoteleiro de alojamento, ao oferecer opções irreverentes num mercado gerido de forma bastante tradicional e, em simultâneo, apresentar restaurantes cujos conceitos procuram surpreender e desafiar os clientes locais e viajantes. Pode parecer algo muito simples de se fazer ou de se pensar, mas em 2011 só alguém bem vivido e com criatividade e ousadia suficiente teria coragem para arriscar.


O The Decadente é exemplo disso. Situado mesmo em frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, este restaurante aproveitou a paragem forçada para não só se remodelar, mas acima de tudo dar mais foco ao trabalho que já vinha a fazer nos últimos anos. Aumentar o consumo e confeção de produto nacional para uma maior sustentabilidade e reduzir ao máximo o desperdício alimentar, algo que é muito comum nesta industria.


Usar e abusar da grelha é o ponto de partida para um maior aproveitamento de todo o produto. A proposta é que a carta seja dinâmica e varie consoante a disponibilidade dos ingredientes, para evitar o desperdício, que neste momento se encontra bastante reduzido. “Quase todos os produtos são utilizados na sua totalidade, e mesmo algum do desperdício que temos, como as espinhas e cabeças dos peixes, são utilizados em caldos”, afirma o chef António Sousa. “A grelha permite uma utilização muito mais completa do produto. Além disso, é um tipo de cozinha muito nosso e muito popular pelo que faz todo o sentido que o The Decadente tenha recuperado essa cultura.”.


Todos os produtos são provenientes de produtores em Portugal (exceto, naturalmente, o Salmão e o Bacalhau por não serem peixes da nossa costa, e os camarões por uma questão de manter uma boa oferta na qualidade/preço), incluindo as bebidas espirituosas, mantendo o conceito do bar 100% português e com cocktails que não só dão primazia ao nosso produto, como se baseiam nas diversas regiões do país enaltecendo os sabores que mais se destacam nestas zonas. Melancia, melão, presunto, pêra rocha, são apenas alguns dos aromas em estado liquido que podemos degustar em bebidas bastante equilibradas e a pensar na estação. Já na mesa, entre as opções, estão pratos como o já clássico “Portugal do Tacho” (arroz malandrinho com camarões, peixe e bisque) e novidades como o “Frango de churrasco” e o “Choco grelhado”. 


Ideal para um fim-de-tarde entre amigos ou um inicio de noite na mesma companhia, o The Decadente conta ainda com uma vasta e arejada esplanada interior onde se encontra o bar, e muito em breve contará também com uma esplanada exterior onde também poderemos aproveitas as noites da nossa cidade.


Com um ticket médio a rondar os 25 a 30€ por pessoa já com bebida, é sem dúvida um espaço que recomendamos a visitar. Aberto de quinta a segunda, das 19h às 23h, podem fazer as vossas reservas para o 213 461 381. 
Sejam responsáveis e facilitem ao cumprir as normas impostas pela DGS.