Pages

Audaz Gastropub - O sitio perfeito para sair da rotina.

Audaz é aquele que arrisca e supera as adversidades. Existissem dúvidas acerca do significado de uma palavra que hoje em dia faz todo o sentido e basta colocar os olhos no Audaz Gastropub e em toda a sua equipa. Este fantástico espaço que junta uma boa cozinha que primazia o produto português, com um bar que também enaltece os destilados made in Portugal e com uma mixologia eficaz não só para o público alvo, mas acima de tudo para fazer pairing com os pratos que servem, abriu em Fevereiro pouco antes de tudo fechar e reabriu mal conseguiu sempre com um sorriso na cara e boa disposição para nos receberem.

Todas as fotografias com créditos de Rita Pinto.
Dizem que a sorte protege os Audazes, nós dizemos que o trabalho os enaltece. Situado na Rua 4 de Infantaria em Campo de Ourique, este espaço híbrido e versátil onde se come e bebe com qualidade está de portas abertas a toda a cidade com um menu português que se atreve a tocar outras culturas.


Na cozinha, é o chef executivo Manuel Lino que guia esta incursão pela gastronomia nacional, desafiando-se a “atualizar a técnica e a estética, mas respeitando uma cozinha de conforto”, cujos sabores sejam reconhecíveis, mas dando palco a produtos com menos protagonismo. Assim, dos petiscos aos pratos principais, não podiam faltar as propostas mais audaciosas, e por isso menos consensuais, como os Baos de moelas de galinha, os Pezinhos de porco de coentrada com samos de bacalhau crocantes, os Niguiris de presa Ibérica Braseada ou a Bochecha de vitela estufada com cremoso de batata doce fumada. Na nossa experiência, não podemos também de deixar de destacar o incrível tártaro de beterraba que alia a frescura de um prato de verão, vegan e cheio de sabor. Um autêntico festim nas nossas papilas gustativas.


Sem tirar o protagonismo ao menu, entram em cena as propostas de bar, servidas puras ou em cocktails de autor adaptados de clássicos mas com uns toques muito especiais. O da casa, o Audaz desafia o paladar, numa mistura de cerveja Guinness, whiskey Moonshine Original, um blend de café com figo e xarope de açúcar. Já Os Mais revistam uma capirinha mas mais oriental e citrica, onde o kumquat e o yuzu maram bem a sua presença. Caso não de identifiquem com nada da carta não se acanhem e sejam audazes, falem com um dos barmans e barmaids presentes, digam o que gostam e deixem-se surpreender. Connosco resultou num twist ao clássico Negroni, onde o Mezcal trouxe notas fumadas e a o licor de cereja o equilibrio da doçura. como alternativa sempre podem optar por uma das dez referências de cervejas artesanais ou por um belo copo de vinho.


Ousado e despretensioso, o Audaz desafia-nos a viver Lisboa, sem horas marcadas, mas de preferência na companhia de amigos. E, como se não chegasse é também palco de uma programação cultural pautada por música ao vivo e DJ sets. É que o Audaz explora uma nova abordagem de gastropub, também ponto de encontro para descoberta de novos artistas, de variadas áreas.


Com uma decoração que joga com tons escuros para criar um ambiente descontraído e informal, há uma parede preenchida com tábuas de madeira que se movem, outra em betão, criando harmonia entre referências quentes e frias; e um mural (que se estende ao teto) pintada pela artista Tamara Alves. Os sofás em verde esmeralda mesclam-se com o verde das árvores (sim, há oliveiras no interior do Audaz) e a música que passa vários géneros, numa playlist eclética que evolui com o avançar do dia e noite.


Aberto diariamente das 12h às 22h é sem dúvida um espaço que recomendamos usar e abusar. O valor médio por pessoa ronda os 25 a 30€ e é recomendado realizarem a vossa reserva para o 211 349 094. O Audaz Gastropub cumpre com todas as normas de segurança e higiene impostas pela DGS.