Pages

"Uma noite no..." - Torel 1884 Suites & Apartments.

Rumo ao Porto pela estrada acima para conhecermos um Hotel que se não o víssemos, não acreditávamos que existia. Calma, não nos estamos a referir aqueles resorts gigantes onde tudo acontece, mas a um Hotel intimista com todo o conforto que se precisa para descansar do burburinho da cidade como se estivéssemos na nossa própria casa. É assim que se apresente o Torel 1884 Suites & Apartments - Luxury boutique hotel.


Repleto de história, com espírito jovem. A ideia de alojamento de luxo num edifício histórico no centro do Porto tornou-se realidade. No Torel 1884 Suites & Apartments temos disponiveis doze quartos e suites de luxo no antigo palácio, na Rua de Mouzinho de Silveira, cerca de cinco minutos a pé da Avenida dos Aliados e a quatro minutos a pé da Ribeira do Porto, dois marcos da cidade. Podemos, também, escolher um dos onze apartamentos exclusivos, localizados na Rua das Flores, uma das ruas mais modernas da baixa do Porto e a cinco minutos a pé do palácio principal.


O tema do Torel 1884 Suites & Apartments são os descobrimentos portugueses e as descobertas exóticas, como materiais e animais, que os exploradores portugueses encontraram e trouxeram das suas viagens das terras distantes. Por isso, cada um dos nossos 23 quartos, suites e apartamentos foi batizado com o nome de uma delas, como porcelana, chá e pássaros exóticos. A ideia foi reproduzir a sua origem, através de cores, materiais e obras de arte, tornando cada um dos quartos únicos.


A renovação do palacete manteve, na medida do possível, a estrutura e materiais originais, incluindo a pedra, parte do chão de madeira e elementos decorativos, preservando ao máximo a alma do lugar. Para concretizar esta ideia, o Torel 1884 - Suites & Apartments contou com vários parceiros do Porto.


O projeto de arquitetura é assinado por Miguel Nogueira e o de design de interiores ficou a cargo da Nano Design, ateliê que já tinha sido responsável pelos quartos do Torel Avantgarde. Neste projeto, a missão foi a de valorizar a beleza arquitetónica do edifício, tendo o tema da diversidade cultural dos Descobrimentos estado presente em todos os espaços. Tudo foi pensado ao pormenor, com peças de marcenaria feitas à medida, fazendo uso da sirgaria, a arte tradicional de fazer à mão as borlas e outros elementos decorativos, que no Torel dão um toque personalizado a cada quarto, e recorrendo, sempre que possível, a fornecedores e artesãos portugueses.


Os interiores contaram também com a colaboração dos artistas Jorge Curval e João Pedro Rodrigues. O primeiro é o responsável pelas pinturas de grandes dimensões que pontuam os vários espaços, numa interpretação personalizada dos temas escolhidos. A obra do segundo está patente logo à entrada. Partindo das musas d’Os Lusíadas, criou uma instalação que acolhe em si forças opostas e complementares; o imaterial e o material, o etéreo e o humano. Expostas frente a frente em duas paredes, estão, à esquerda, seis cabeças brancas que representam as deusas da natureza, a pureza e o celestial, já do lado oposto estão treze cabeças escuras que retratam o mundo material e os humanos com todas as suas fragilidades e limitações.


No Torel 1884 Suites & Apartments, existe uma ampla gama de serviços complementares e comodidades para que se aproveite ao máximo a nossa estadia. Para além do restaurante Bartolomeu Bistro & Wine, da biblioteca sobre as estrelas e do Honesty Bar, sempre disponível para consumo self-service, dispõe de serviços de wellness no quarto da Calla Wellness & Spa, bellboys, lavandaria e serviço de quarto disponível 24 horas. Mediante marcação prévia, temos também disponível o serviço de transfer de ida e volta para o aeroporto, babysitting, marcação de tours pela cidade e aulas de yoga. Caso se pretenda um serviço que não conste nos mencionados é só contactar que a equipa fará os possíveis para nos ajudar no que precisarmos.


Quanto ao restaurante Bartolomeu Bistro & Wine é uma excelente opção mesmo para quem não está hospedado de disfrutar uma excelente refeição no centro da cidade e partilhar ou criar histórias em torno de boa comida sem grandes pretenciosismos mas onde não falta o bom produto e a qualidade da confeção do mesmo, aliado a uma boa garrafeira com destaque especial aos vinhos da Quinta da Vacaria, guardada no antigo cofre e onde também se pode jantar a dois para algo mais especial.

O que esperam para marcar a vossa escapadinha?