Pages

Black Pavilion - Um Oásis Urbano com comida de Excelência.

Situado no Torel Palace Lisboa, o Black Pavilion além de um restaurante despretensioso, é simultaneamente um oásis urbano e uma varanda aberta para Lisboa. Sedutor e envolvente, o restaurante é palco de uma cozinha “descomplicada” que potencia a qualidade de todos os ingredientes e que facilmente nos fascina.


A vegetação luxuriante dá-nos as boas-vindas assim que entramos neste refúgio inserido no Torel Palace Lisboa, um dos mais charmosos hotéis da cidade. Gozando de vistas panorâmicas para a baixa lisboeta, o novo espaço gastronómico privilegia uma cozinha onde o sabor impera, explica o chef Vítor Matos, que, pela primeira vez, apresenta um projeto gastronómico na capital portuguesa. Para isso, fez questão de ter ao seu lado o chef Francisco Quintas, com quem partilha o máximo respeito pela frescura e sazonalidade da matéria-prima. “Partimos de um bom produto para criar pratos de conforto numa versão mais simples, mas sempre consensual”, acrescenta o chef consultor, que volta a demonstrar a sua perícia na forma como alia influências internacionais à diversidade de ingredientes da época e da região.


Partindo de um encantador jardim de inverno, o Black Pavilion conta ainda com um terraço e uma sala interior, onde são igualmente servidos os pequenos-almoços. “Estamos perante uma nova era do F&B do Torel Palace Lisboa”, resume Ingrid Koeck, uma das sócias do Torel Boutiques, também responsável pela comunicação das propriedades. Para isso, o grupo hoteleiro voltou a confiar à designer de interiores Isabel Sá Nogueira a conceção dos interiores, que tiveram como principal fonte de inspiração “os típicos jardins de inverno franceses e ingleses”. Desde as paredes forradas a tecido azul e branco, às enormes janelas em vidro que potenciam a passagem da luz natural, nada foi deixado ao acaso para que o conforto e a elegância fossem totais. “É um espaço que mantém uma atmosfera clássica, mas que é também confortável e luminoso, e isso faz-nos sentir como se estivéssemos em casa de amigos, tal como acontece nas restantes áreas.”


Mas passemos à mesa que é nela que a magia acontece. Nas entradas o destaque vai sem dúvida para a Tosta de Sapateira & Guacamole; para o Tártaro de Novilho & Trufa e para o Tomate & Burrata. Até aqui pode-vos não parecer nada demais, mas se vos disser que a Tosta de Sapateira espreita bem do alto a que é servida no Solar uns metros abaixo não estaremos a exagerar. Frescura, cremosidade, crocância e muito cítrica é sem dúvida algo que se come à mão e em pouco mais que 4 dentadas. O Tártaro também ele bem confecionado não nos deixa ficar mal e o bom tomate associado a uma bela burrata é sempre um resultado positivo garantido. Têm mesmo de provar.


Já nos pratos principais, o Bife de Lombo com um dos quatro molhos recomendados - Pimentas, Morilles, Mostarda Antiga ou “À Cervejeiro” - é uma das principais sugestões, bem como o Arroz de Tamboril servido num tacho rústico e devidamente acompanhado pelo picante Mondega que podemos ou não colocar ao nosso gosto. Para os mais gulosos existem duas opções que não podem deixar de provar, o Créme Brûlé & Azeite de Baunilha, bem como o Brioche no Tacho & Baunilha, esta última a revelar-se uma verdadeira surpresa.


Além da oferta à la carte, poderá ainda optar pelo menu executivo de segunda à sexta ao almoço, e pelas várias sugestões de finger food do snack bar, disponível todos os dias, sem interrupções, das 11h às 23h30. Seja antes de um almoço em família ou ao final do dia, depois de um passeio pela capital, o Black Pavilion é um daqueles lugares únicos que nos convidam a desacelerar, recordando-nos do privilégio de sentir paz numa uma cidade tão pulsante como Lisboa.

Já fizeram a vossa reserva?