Pages

No Douro e no Dão, vamos por as mãos nas Uvas?

Setembro, aquele mês em que a maioria já voltou de férias, mas também aquele mês em que muitos disfrutam agora desse direito. De qualquer modo, todos esperamos e procuramos por uma escapadinha ideal que nos revigore para mais uma temporada de trabalho, ou pelo menos até às próximas férias. a Quinta Nova e a Taboadella pensaram nisso tudo e criaram dois programas imperdíveis de vindimas.


Em regiões como o Douro e o Dão, a vindima é a época mais aguardada do ano. Sugerimos que acompanhe o corte da uva e entre na adega para provar o primeiro vinho inebriado por belos aromas de fruta fresca espremida. A ideia é experienciar tradições genuínas, saberes e sabores regionais. No fundo, celebrar a cultura do vinho e sentir o frenesim dos dias quentes do final do Verão… porque até ao lavar dos cestos, é vindima!


Vindimar no Douro é uma experiência de uma vida, principalmente se a experiência acontecer numa das propriedades mais emblemáticas da região, reconhecida pela qualidade superior dos seus vinhos. Falamos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, um lugar único referenciado desde a primeira demarcação pombalina, em 1756. Com vistas soberbas para o rio, terraços centenários e socalcos desenhados na paisagem, o programa de vindimas na Quinta Nova é uma verdadeira imersão vínica e sensorial, oferecendo oportunidades únicas, como a visita da adega, datada de 1764, com um enquadramento único recortado pelos históricos socalcos de vinha pelos quais se distribuem os diferentes edifícios, incluindo uma pequena capela. A par da experiência das vindimas, ficar alojado na Winery House, casa senhorial da Quinta Nova, é outra experiência inesquecível, um boutique hotel de apenas 11 quartos, onde se sente o ambiente de uma grande casa de família portuguesa, a par do conforto sofisticado e acolhedor de um Relais & Châteaux, o único do Douro.


Destaques da experiência:

• Kit vindimas;
• Apanha e corte da uva;
• Prova do primeiro vinho na adega;
• Visita guiada ao Wine Museum Centre Fernanda Ramos Amorim, garrafeira histórica e sala de barricas;
• Prova especial de vinhos “Douro Clássica” (Quinta Nova Unoaked Tinto + Quinta Nova Reserva Tinto + Quinta Nova Porto LBV);
• Almoço tradicional de vindima acompanhado de animação.

Este programa acontece nas datas de 9, 10, 13 e 14 de setembro 2022 e tem o valor de €250 por pessoa. Programa sujeito a disponibilidade, com pré-Reserva obrigatória que deverá ser feita para quintanovawinetourism@amorimfamilyestates.com ou para +351 969 860 056.


Propriedade da família Amorim, a Taboadella fica localizada num planalto triangular da Silvã de Cima, entre o Vale do Pereiro e o Vale do Sequeiro, de onde se avista o sopé da Serra da Estrela. Com uma mancha única de vinha de 42 hectares, o seu enquadramento único é o cenário perfeito para uma experiência de vindimas que transporta o visitante pela história desta quinta ligada ao vinho desde 1255. À descoberta dos costumes da região, participe no corte das uvas, assista à vinificação na adega ao mesmo tempo que a equipa explica todo o processo produtivo da vinha ao vinho. No final, poderá relaxar e desfrutar de um delicioso cesto de merenda em contacto com a natureza ou, se preferir, na varanda da adega, que é um exemplo de sustentabilidade ecológica, recorrendo sobretudo a materiais como a madeira e a cortiça.


Destaques da Experiência:

• Entrega de kit vindimas;
• Apanha de uva numa das parcelas da vinha a ser vindimada;
• Visita guiada à Vinha;
• Acompanhamento do processo de vinificação na Adega e no Barrel Top Walk;
• Prova Villae na Wine House (Taboadella Villae branco + Taboadella Villae tinto + Taboadella Reserva Jaen tinto);
• Cesto de merenda com produtos regionais, água e vinho;

Este programa acontece entre 20 de setembro e 5 de outubro e também está sujeito a disponibilidade, com pré-reserva obrigatória para taboadella@amorimfamilyestates.com ou 
+351 967 116 877.


Do que estão à espera?