Pages

Natal com as novas colheitas da Sogrape.

Estamos a pouco mais de 24h da ceia que todos aguardamos e para aqueles que ainda não se decidiram pelo ou pelos vinhos que vão ter na mesa, deixamos aqui algumas (boas) sugestões para que nada vos falte. As opções passam por um branco, três tintos e um licoroso que certamente vão deixar os nossos copos a pedir por mais.


Começamos pelo Dão e pela mão da Beatriz Cabral de Almeida com um Quinta dos Carvalhais Reserva Branco 2020. Neste Reserva Branco recuperam-se velhos hábitos da região no que refere ao estágio de vinhos brancos, quando era comum o seu armazenamento durante longos períodos em velhos toneis de carvalho que atravessavam assim várias condições ambientais durante o ano. De cor amarelo palha, clara e brilhante. Com uma boa intensidade aromática, revela notas de biscoito de manteiga, frutos secos e mel, bem como toques minerais e algum vegetal, conferindo frescura e complexidade ao lote. O volume de boca, o aroma da barrica de carvalhoonde estagiou e novamente as notas de frutos secos e mel, estão perfeitamente equilibrados com a acidez muito viva. É um vinho austero e elegante, que termina num final longo e delicado. Trata-se de um vinho altamente gastronómico, ideal para acompanhar pratos elaborados de peixe, patés, pratos de carnes brancas ou aves e, igualmente, carnes vermelhas mais complexas, como cabrito assado ou chanfana. Já o estão a ver na mesa de Natal, não estão?



Passamos agora à Casa Ferreirinha com três tintos diferentes para todos os gostos e todas as carteiras. Em primeiro temos o clássico Papa Figos Tinto que acaba de lançar a sua colheita 2020. De cores vivas e atraentes, o Papa Figos é uma das mais raras aves do Douro. O carácter único e raro desta ave é a inspiração perfeita para este magnífico vinho tinto da Casa Ferreirinha. Papa Figos é um vinho elegante e ao mesmo tempo vibrante, clássico mas moderno, que traduz os valores da Casa Ferreirinha, a casa com maior tradição na produção de vinhos de qualidade do Douro e uma das maiores referências mundiais desta região. Cor rubi profunda. Aroma intenso, com muita fruta - frutos vermelhos vivos, frutos pretos e frutos de caroço, destacando-se o alperce maduro -, enriquecida com a presença de aromas balsâmicos, a resina e a cedro. Na boca, é um vinho com um bom volume, acidez viva e taninos redondos, com a fruta preta a evidenciar-se. O final é elegante harmonioso. Ideal para acompanhar pratos de carne. Sendo um vinho muito gastronómico, pode também acompanhar carnes brancas ou peixe assado no forno.


Seguimos para um tinto um pouco mais composto e excelente qualidade preço. Falamos do Casa Ferreirinha Callabriga 2020. De cor rubi de grande profundidade, quase opaca. Caracteriza-se por um aroma de boa intensidade e complexidade, sobressaindo frutos pretos como a ameixa e cássis, frutos vermelhos como o morango bem como notas de balsâmicas a resina, cedro e um ligeiro mentolado. São ainda de salientar apontamentos florais a violeta, especiarias a gengibre e noz-moscada e uma madeira discreta e muito bem integrada. Na boca tem um excelente volume, acidez viva, taninos de muito boa qualidade, aromas de frutos pretos e vermelhos e notas de especiarias a pimenta. O seu final é longo e complexo. Callabriga é um vinho intenso e elegante, generoso, que acompanha idealmente carnes vermelhas, caça grossa e queijos intensos bem como pratos de peixe assado no forno.



Por ultimo a joia da croa deste seleção, o Casa Ferreirinha Quinta da Leda 2019. Apresenta uma cor vermelha profunda. O seu aroma é intenso e complexo, onde domina a ameixa, o cássis, a resina, o cedro bem como cravinho e noz-moscada. São ainda de salientar aromas a violeta e algum chocolate, sempre em perfeita integração com madeira discreta, bem integrada e de excelente qualidade. Na boca revela grande elegância, sendo notório o seu volume, acidez equilibrada, taninos de excelente qualidade e aromas de frutos pretos, especiarias e florais. Final muito longo e de grande harmonia. O seu perfil elegante e complexo combina na perfeição com boas carnes, caça e queijos de carácter e intensos.


Como nem todo o vinho tem de ser para acompanhar uma refeição, deixamos para o fim aquele que nos guiará pela sobremesa. Sandeman Porto LBV 2017. Uma cor rubi profunda. Este vinho tem um aroma intenso e complexo com notas de frutos vermelhos e pretos, solo florestal, urze, especiarias e uma ligeira mineralidade. No paladar, tem bom volume, firme e taninos potentes, uma acidez integrada, mais notas de fruta vermelha e preta e um acabamento equilibrado. Vai bem com…Queijos, sobremesas ricas em Chocolate, bem como Fruta Fresca e Tortas de Frutos Silvestres.


Feliz Natal e se possível de copo sempre cheio.