Pages

Prémios Lisbon Insiders 2023.

Foram anunciados na segunda-feira, dia 20 de março, os vencedores dos prémios Lisbon Insiders, naquela que foi a segunda edição de uma nova abordagem ao tecido gastronómico, hoteleiro e hospitaleiro da cidade de Lisboa.


O objetivo deste projeto é dar visibilidade a pequenos negócios, destacando espaços modernos e carismáticos, apostar na diversidade e na igualdade de género. Assim, o guia não inclui estrelas Michelin, visto já existirem demasiadas plataformas dedicadas a esses projetos. O guia quer também ser um reflexo da diversidade cultural e cosmopolita da cidade, cada vez mais aberta ao mundo, com milhares de estrangeiros que escolheram Lisboa como morada, assim como um número crescente de nacionalidades a trabalhar nas cozinhas, hotéis e bares.


Lisbon Insiders é uma ideia de Stéphanie Pons, francesa e venezuelana, de 38 anos. Nasceu em Caracas e viveu em França, Espanha, Austrália. Mudou-se para Portugal há quatro anos. Trabalhou 10 anos na área da restauração e hotelaria, com marcas como Dom Perignon e Solotel. Como amante da área, Stéphanie estava de coração partido e preocupada com as consequências da pandemia e criou uma página de Instagram para divulgar os locais aos quais gostava de ir. Em pouco tempo, a página cresceu e Stéphanie decidiu profissionalizar a ideia, transformando-a num site, guia impresso e numa entrega de prémios anual.


O guia deste ano tem como Diretora a Stéphanie, Editora Executiva Inês Matos Andrade, Designer, Julian Lemme e tradução de Soraia Martins. Nele participaram vários redatores: Diogo Lopes, Mariana Correia de Barros, Margo Gabriel, Marta Cerqueira e Rishav Verma. Na fotografia, Joana Freitas, Kerry Murray, Gina Spinelli, Mariana Valle Lima e Luís Ferraz. Todos os 60 locais foram escolhidos por um júri a partir de uma lista inicial de 100, através de votação.


O júri foi composto por:

Stéphanie Pons Picard, fundadora do projeto;
Inês Matos Andrade, antiga editora de Comer & Beber da Time Out Porto e Lisboa e Diretora de Gastronomia da agência O Apartamento;
Diogo Lopes, antigo jornalista de gastronomia do Observador e atualmente trabalha em marketing hoteleiro;
Duarte Lebre de Freitas, entusiasta de fine dining;
João Wengorovius, autor do livro We Chefs;
João Roseiro, d’o blogue Os Tais e autor da página @lisboa.bebe;
Daniel Rocha e Silva, especialista em vinhos de baixa intervenção, e a trabalhar na distribuidora Vinhos de Identidade;
Gonçalo Castel-Branco, player da gastronomia, criador da LOHAD e que entre outros eventos organiza o Chefs On Fire e o The Presidential;
Debbie Pappyn, jornalista e autora do livros 150 Hotels You Need to Visit Before you Die;
Mariana Correia de Barros, editora da revista Prima;
Austin Bush, jornalista americano e autor do livro The Food of Northern Thailand, nomeado para um James Beard Award;
Margo Gabriel, escritora americana, autora do livro The Expat Kitchen, cronista da Time Out Lisboa e colaboradora da Cuisine Noir Magazine.


Durante um mês, os doze elementos do júri visitaram os 60 espaços de forma independente, pagando todos os consumos, preenchendo uma grelha de critérios dividida por pontuações. No final, as pontuações foram analisadas e os prémios decididos. Os vencedores estão identificados num guia por um selo Lisbon Insiders e foram na segunda-feira chamados ao palco por Joana Barrios, novamente a apresentadora desta cerimónia, para receber um prémio muito especial: um estojo de facas em pele da Mr. Leather Studio. A festa foi um reencontro de vários intervenientes da restauração e hotelaria da cidade, e contou com a maioria dos vencedores do ano passado a cozinhar.


A entrega de prémios decorreu n’ A Praça, no Beato, um projeto especial dentro do Hub Criativo do Beato que se tem dedicado a divulgar os melhores produtores nacionais. O Lisbon Insiders engloba uma página de Instagram, um site, um guia impresso anual e uma cerimónia de entrega de prémios, também anual. Nesta cerimónia foi lançado o novo guia, que destaca 60 nomeados em 12 categorias diferentes, à semelhança do que aconteceu em 2022. Algumas categorias repetem-se, mas outras são totalmente novas. O guia inclui ainda entrevistas e artigos. A melhor forma de apoiar este projeto, que é independente e nenhum do conteúdo editorial é pago, é comprar o guia. Estará à venda por 24,95 € a partir de 27 de março, em vários locais: Comida Independente, Hello Kristof, Symbols, Kitchenette, Isto, Mama Praia, MAG Kiosk LX Factory, A Vida Portuguesa. No entanto, este fim de semana, dias 25 e 26 de março, estará disponível para venda num pop up a decorrer na Rua Manuel Bernardes, 25, das 11:00 às 17:00.


VENCEDORES

Vegetarianos & Veganos
Vegetarian & Vegan Vibes
Arkhe

Grandes Clássicos da Restauração
Golden Oldies
Gambrinus

Bares de Cocktails
Cocktails Connoisseurs
Nexo ½

Mercearias Gourmet
Gourmet Groceries
Fiametta

Marisqueiras com Classe
Seafood Delights
Ramiro

Novidades do Ano
Newbies
Tricky’s

Chefs com Genica
Rocking Young Chefs
Ana Raminhos

Quartos de Hotel
Comfy Rooms
Palácio Príncipe Real

Pérolas Escondidas
Hidden Gems
Das Flores

Bares de Vinho Catitas
Wonderful Wine Bars
Ressaca Tropical

Restaurantes Obrigatórios
Must-Go
Marlene,

Projetos Gastronómicos Originais
Fabulous Food Projects
Kitchenette