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Qual a vossa LETRA favorita?

Quando terminaram o curso de Engenharia Biológica ramo de Tecnologia Alimentar na Universidade do Minho, Filipe Macieira e Francisco Pereira, estavam longe de imaginar que passados 10 anos da criação da LETRA, teriam em mãos uma marca desta dimensão e com vontade de crescer e ir mais além.


A marca evoluiu em sintonia com o crescimento dos seus autores. Os estudantes universitários deram lugar a gestores, mas não mudou nada no que toca à paixão cervejeira. Da irreverência dos tempos iniciais, a LETRA consolidou-se e encontrou o seu caminho e identidade própria, com 3 eixos claros: Uma marca artesanal, sempre com aposta na qualidade; uma marca regional e do Minho, reflexo de terroir local, mas com ambição nacional, e uma marca gastronômica, perfeita para harmonização com comida, em casa, numa LETRARIA ou em restaurantes.


Produzida de forma artesanal no Minho, mais propriamente em Vila Verde, perto de Braga, a LETRA reflete bem a paixão de ambos pela cerveja artesanal. E é exatamente essa paixão, que querem que chegue ao consumidor final, com um conceito original, para que cada um saiba o que está a beber e mais: que cada pessoa saiba escolher a sua LETRA, ou melhor as suas LETRA!


Cada LETRA corresponde a um estilo de cerveja diferente. A LETRA A é uma Blonde Ale, a B uma Bohemian Pilsner, a C uma Oatmeal Stout a D uma Red Ale, a E uma Belgian Dark Strong Ale, a F uma American India Pale Ale (a mais vendida) e a G uma Imperial Stout. Tal como no alfabeto, convém começar pela A e ir por aí em diante até à G, uma vez que a A é a menos intensa e a G a mais intensa e desafiante.


“Se fizermos uma prova que começa na LETRA A e termina na LETRA G vamos percorrer, do ponto de vista sensorial, uma boa parte do que uma cerveja artesanal pode oferecer em termos de estilo”, afirma Francisco Pereira, um dos fundadores da LETRA. Por outro lado “Fazer cerveja é quase como cozinhar, uma vez que conseguimos gerir a doçura, a acidez, o amargor, a cor, o teor de caramelo e de fruta, quer seja proveniente do lúpulo ou da fruta em si...Nas nossas edições especiais é onde ‘brincamos’ mais com todas estas vertentes”, diz Filipe Macieira, o outro fundador.


As LETRA são o ponto de partida marca, mas Filipe Macieira e Francisco Pereira não se ficam por aqui. O lado experimental da marca, leva-os a lançar edições especiais (em lata) cujas produções não ultrapassam as 1500 unidades. Destaque também para a gama On Oak, que tal como o nome indica são cervejas que estagiam em barrica e com características únicas. Ambas com uma vertente gastronómica muito interessante.


Durante este ano, a marca dará várias novidades sobre a sua associação a vários restaurantes e Chefes, apostando no conceito de harmonização das suas cervejas, com menus e pratos de vários espaços de restauração. Das tasquinhas ao fine dining a LETRA vai aumentar significativamente a sua presença neste canal.


E porque a marca quer dar um passo em frente em breve a LETRA, depois de Braga, Ponte de Lima, Vila Verde e Porto vai abrir uma Letraria, em Lisboa. A Letraria é um conceito que reúne amigos, snacks e claro, cervejas! Mais novidades muito em breve!