Pages

Viseversa - Um espaço Lisboeta de inspiração Francesa

O conforto dos pratos tradicionais da cozinha francesa já podem ser provados na nossa Lisboa. Esqueçam por agora aquele toque da "nouvelle cuisine" que tanto gostamos e debrucemo-nos na simplicidade de um bom prato de forno, de tacho, ou até mesmo cozido mas sempre com os detalhes e empratamento digno de uma boa fotografia para partilhar nas redes sociais.


Bem vindos ao Viseversa. Situado no recém aberto Hyatt Regency Lisbon e de portas abertas para a cidade, o Viseversa pretende ser um espaço do dia a dia onde todos nós possamos fazer por exemplo um almoço executivo ou um jantar entre família e amigos. Passar durante a tarde, beber um cocktail de autor ou um incrível vinho sugerido pelo escanção.


A cozinha de tacho e de conforto francesa é aqui tratada por tu. Claro que a contemporaneidade está bem presente, sendo que todo o espaço é minimalista mas onde não falta muita luz natural e zonas diferenciadas para cada ocasião ou refeição do dia. Os almoços por exemplo querem-se mais ao inicio da sala, perto do bar e da emoção. Os jantares, mais ao fundo, onde o frenesim da sala é mais calmo, ou até uma mesa alta para jantares de grupo sobre uns candeeiros modernos e que bem podia ser a nossa sala de jantar.


Fomos convidados para almoçar e seguimos todas as sugestões do chefe. Começámos com um humus de cenoura grelhada com cebola caramelizada e tostas. Um pouco mais adocicado do que o humus regular devido à presença da cenoura, mas sem dúvida um prato simples que nos abre os sentidos e que se repete sem hesitar. Ao mesmo tempo foi-nos servido algo tão simples mas tão perfeito. Salada César clássica com frango (podemos também pedir com camarão). Frango no ponto, alface Iceberg a conferir frescura e crocância, parmesão levemente tostado, pequenos rebentos verdes e um leve molho para envolver tudo. Simples, leve e fresco, não tem nada para correr mal.


Seguimos para os pratos principais onde fomos brindados por duas receitas típicas servidas na maneira mais tradicional possível. Numa travessa saída do forno um soberbo Coq au Vin, servido com cogumelos, batatas, chalotas tudo cozinhado ao mesmo tempo e onde o molho com base em vinho tinto se torna a estrela do prato envolvendo todos os elementos num prato aveludado e guloso. Num prato chega o Peixe do dia (neste caso foi Corvina) ao estilo Meuniére, acompanhado por um puré de batata aveludado, espargos, limão e alcaparras que lhe confere um toque ainda mais fresco a salgado criando um balanço perfeito de sabores.


Mas muito mais ficou por provar. No menu existe uma seleção de ovos, como o caso dos Benedict, ou sandwiche, como o caso do croque madame trufado para refeições mais rápidas. Um Wellington de salmão ou uma couve flor assada, para refeições mais leves e saudáveis. Bem como os famosos bifes "au povre" ou o "café de Paris" com batata frita à descrição.


Um espaço despretensioso que nos conquista e cativa a voltar. Um staff novo, mas com muita experiência de outras grandes casas de Lisboa que nos convida a ficar. Estando situado num Hotel de 5 estrelas não é propriamente barato, mas sem dúvida que apresenta preços bem abaixo do praticado na frente rio e com uma qualidade superior à destes.


Aberto todos os dias ao almoço e jantar, podem e devem fazer as vossas reservas para o 219023205. O valor médio da refeição por pessoa ronda os 35€ com prato e bebida. O almoço executivo servido só de segunda a sexta-feira tem o valor de 20€ e já inclui uma bebida e café.

Bom apetite.