Pages

Vem ai mais um TASTE@QMdO.

First things firts. Se gostas de comida japonesa e nunca ouviste falar do Lucas Azevedo é porque tens andado a comer nos locais errados. Lucas Azevedo é provavelmente o melhor sushiman em Portugal e tem sem dúvida nenhuma a melhor barra de sushi do nosso país no Praia no Parque. Se gostas de bons vinhos e não conheces os vinhos da Quinta do Monte D'oiro significa que o teu copo também tem andado por caminhos pouco convencionais. Se gostas tanto de uma coisa como de outra, dia 20 de fevereiro é o dia ideal para ti.


Vem ai mais uma edição do TASTE@QMdO. Esta fantástica iniciativa tem juntado os melhores vinhos da quinta, ao melhor da gastronomia nacional e internacional. O perfil gastronómico da QMdO sempre foi uma realidade, bem como a ligação histórica dos vinhos à alta cozinha. Foi partindo deste princípio, mas querendo mudar as regras do jogo, que Francisco Bento dos Santos criou o TASTE@QMdO.



A ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta às diversas correntes gastronómicas que existem hoje em Portugal. Sem barreiras ao estilo de cozinha, apenas para saborear a genuína ligação entre comida e vinho. Daqui nasceram um conjunto de 8 almoços e jantares, que decorrem durante um ano na quinta em Alenquer.



“Gosto de pensar que os nossos vinhos nasceram para a mesa e são transversais e interclassistas: do fine dining, à taberna, da cozinha do mundo, à nova cozinha portuguesa, esse mundo global e sem fronteiras é o nosso território. O TASTE@QMdO resulta da vontade de juntar os nossos vinhos a várias correntes da gastronomia portuguesa. Sem rótulos, sem barreiras, apenas pelo prazer de desfrutar boa comida e bons vinhos”, afirma Francisco Bento dos Santos.



A fórmula destes TASTE@QMdO tem duas regras simples: juntar o melhor do vinho e gastronomia, através da harmonização dos vinhos da Quinta, alguns são verdadeiras raridades, à comida dos chefes. Depois, trazer os Chefes para fora da sua zona de conforto, levando-os a cozinhar pratos e estilos de cozinha que não fazem necessariamente parte do seu dia a dia.



Lucas Azevedo, que no seu dia a dia assume os comandos da Barra de Sushi no Praia no Parque dá um almoço muito especial na Quinta do Monte d’Oiro. Vai ser já no próximo dia 20 de Fevereiro, que aquele que foi nomeado Chefe Revelação do Ano pelo site Mesa Marcada, ruma a Alenquer para servir um menu Izakaya que tem como base a cozinha de taberna japonesa.



O Frango Karaage com aromáticos é um dos incontornáveis deste tipo de cozinha, servido frito em pequenos bocados. Tal como o Karepan, o famoso caril japonês que Lucas Azevedo opta por recheá-lo em pão frito. A ideia é retratar um ambiente de alta qualidade, mas ao mesmo tempo informal e amigável.



“Este menu é pensado para estar à altura daquilo que são os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro, vão ser 10 momentos que não vão deixar ninguém indiferente. Antes da sobremesa, fechamos com um prato muito especial: uma aba de atum no forno” diz-nos Lucas Azevedo.



Se o menu foi pensado ao detalhe, o mesmo aconteceu com os vinhos. Esta será uma oportunidade para se provarem grandes formatos, onde se destaca uma garrafa imperial de seis litros. As hostes abrem com um Rosé 2020 formato Magnum. Os primeiros momentos do menu de Lucas Azevedo são acompanhados por um Quinta de Monte d’Oiro Branco 2020 e logo a seguir são os Reservas, primeiro o Rosé (2019) e depois o Branco (2018). Nos dois últimos momentos, antes das sobremesas chega à mesa o Quinta do Monte d’Oiro Tinto 2016 (Imperial) e o Quinta de Monte d’Oiro Reserva Tinto 2016. Este será com toda a certeza um almoço memorável e que marcará, pelas melhores razões este TASTE@QMdO. 

O almoço tem o valor de 85€ por pessoa com tudo incluído.