Ir ao Porto significa comer bem. Ir ao Porto de 21 a 30 de março significa garantidamente que vamos passar os 10 melhores dias gastronómicos do ano naquela cidade. Está a chegar a primeira Porto Food Week que celebra a gastronomia naquela cidade com  a  organização de vários eventos ligados ao tema.
Engloba todas as vertentes desta  paixão:  das  cozinhas  à  sala  de  jantar  dos  restaurantes,  dos  chefes  aos  clientes,  dos  jantares  às  conversas,  da  cozinha  de  autor  à  comida  de  rua. Esta é a primeira edição de uma celebração de gastronomia cuja irmã, a Lisbon Food Week (LFW), já tem vindo a realizar desde 2016. Após três edições bem sucedidas na capital, a organização, Edições do Gosto, achou que a Invicta merecia também um evento que homenageasse a gastronomia portuense.
A  par  da  LFW,  que  inclui  sempre  no  seu  programa  o  Congresso  dos  Cozinheiros (CNC), também a Porto Food Week terá um Fórum de Cozinha, chamado  Pensar  Cozinha,  uma  versão  do  Congresso  mais  curta  e  dinâmica, que acontece dia 25 de março, durante o dia, no Pestana Palácio do Freixo.  Segue-se,  ao  final  da  tarde,  uma  cerimónia  de  prémios  do  blogue  portuense Flavors&Senses e termina com uma after-party comandada pela Confraria da Rabanada.
Mas vamos por partes e destacar o que realmente interessa. Começamos pela Rota das Tascas que acontece já no dia 23 pelas 17h e em vários locais icónicos da cidade. Uma espécie de Foodie Paper em que se visita algumas das tascas mais antigas e simbólicas da cidade do Porto contrastando com locais contemporâneos e de referência. Permite confraternizar e conhecer um pouco mais da cultura gastronómica local. Esta não é uma experiência gastronómica comum. É uma experiência afetiva, de cariz emocional. Um número variado de petiscos para ir degustando os diferentes sabores da tradição portuense. O circuito passa por cinco locais emblemáticos da cidade do Porto: Cachorros da Gazela, Casa Guedes, Nortada, Conga e Xico Queijo. Podem fazer as vossas inscrições através de info@wowhint.com ou 929 442 992.
No que diz respeito a jantares a nossa sugestão vai para o "Elogio à Cozinha de Portugal" que acontece pelas 20h00 de dia 26 no Euskalduna Studio. Na cozinha estarão Vasco Coelho Santos do Euskalduna Studio, Arnaldo Azevedo do Vila Foz Hotel & Spa e Pedro Braga, do Mito.  Este jantar não é apenas um elogio à cozinha portuguesa, mas sim uma homenagem à bíblia gastronómica escrita por Maria de Lurdes Modesto, Cozinha Tradicional Portuguesa. Os três cozinheiros vão colocar no prato uma interpretação das melhores receitas deste livro que se tornou uma referência da gastronomia nacional. Podem reservar através do  935 335 301 ou reservas@euskaldunastudio.pt
Por último não podíamos deixar de fora a after-party mais desejada da Invicta. No dia 25 pelas 21h30 o Restaurante Mito recebe a after-party da Confraria da Rabanada. Criada no ano passado para homenagear esta sobremesa a Confraria, junta-se à Porto Food Week para uma after-party descomprometida, onde se vai festejar a gastronomia e, em concreto, a prezada rabanada. Duas mesas corridas acolherão os convivas que se  juntam  a  esta  festa,  e  para  além  de  diferentes  rabanadas  (salgadas  e  doces) criadas pelos chefes presentes, serão servidos ainda alguns clássicos fingerfood do Mito. A animação e o convívio estão garantidos, com música a cargo de Tiago Lessa e na cozinha vão andar João Pupo Lameiras, dos restaurantes RO e Bacalhau; Nuno Castro do Fava Tonka e Esquina do avesso; Pedro Braga do Mito, Rodrigo Castelo da Taberna Ó Balcão, em Santarém; Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio; Vítor Adão, do Izakaya Tokkuri Pop Up. Podem tentar a sorte e reservar através de 222 081 059.
 




