Pages

Porto Food Week - 10 dias de puro prazer.

Ir ao Porto significa comer bem. Ir ao Porto de 21 a 30 de março significa garantidamente que vamos passar os 10 melhores dias gastronómicos do ano naquela cidade. Está a chegar a primeira Porto Food Week que celebra a gastronomia naquela cidade com a organização de vários eventos ligados ao tema.


Engloba todas as vertentes desta paixão: das cozinhas à sala de jantar dos restaurantes, dos chefes aos clientes, dos jantares às conversas, da cozinha de autor à comida de rua. Esta é a primeira edição de uma celebração de gastronomia cuja irmã, a Lisbon Food Week (LFW), já tem vindo a realizar desde 2016. Após três edições bem sucedidas na capital, a organização, Edições do Gosto, achou que a Invicta merecia também um evento que homenageasse a gastronomia portuense.


A par da LFW, que inclui sempre no seu programa o Congresso dos Cozinheiros (CNC), também a Porto Food Week terá um Fórum de Cozinha, chamado Pensar Cozinha, uma versão do Congresso mais curta e dinâmica, que acontece dia 25 de março, durante o dia, no Pestana Palácio do Freixo. Segue-se, ao final da tarde, uma cerimónia de prémios do blogue portuense Flavors&Senses e termina com uma after-party comandada pela Confraria da Rabanada.


Mas vamos por partes e destacar o que realmente interessa. Começamos pela Rota das Tascas que acontece já no dia 23 pelas 17h e em vários locais icónicos da cidade. Uma espécie de Foodie Paper em que se visita algumas das tascas mais antigas e simbólicas da cidade do Porto contrastando com locais contemporâneos e de referência. Permite confraternizar e conhecer um pouco mais da cultura gastronómica local. Esta não é uma experiência gastronómica comum. É uma experiência afetiva, de cariz emocional. Um número variado de petiscos para ir degustando os diferentes sabores da tradição portuense. O circuito passa por cinco locais emblemáticos da cidade do Porto: Cachorros da Gazela, Casa Guedes, Nortada, Conga e Xico Queijo. Podem fazer as vossas inscrições através de info@wowhint.com ou 929 442 992.


No que diz respeito a jantares a nossa sugestão vai para o "Elogio à Cozinha de Portugal" que acontece pelas 20h00 de dia 26 no Euskalduna Studio. Na cozinha estarão Vasco Coelho Santos do Euskalduna Studio, Arnaldo Azevedo do Vila Foz Hotel & Spa e Pedro Braga, do Mito. Este jantar não é apenas um elogio à cozinha portuguesa, mas sim uma homenagem à bíblia gastronómica escrita por Maria de Lurdes Modesto, Cozinha Tradicional Portuguesa. Os três cozinheiros vão colocar no prato uma interpretação das melhores receitas deste livro que se tornou uma referência da gastronomia nacional. Podem reservar através do 935 335 301 ou reservas@euskaldunastudio.pt


Por último não podíamos deixar de fora a after-party mais desejada da Invicta. No dia 25 pelas 21h30 o Restaurante Mito recebe a after-party da Confraria da Rabanada. Criada no ano passado para homenagear esta sobremesa a Confraria, junta-se à Porto Food Week para uma after-party descomprometida, onde se vai festejar a gastronomia e, em concreto, a prezada rabanada. Duas mesas corridas acolherão os convivas que se juntam a esta festa, e para além de diferentes rabanadas (salgadas e doces) criadas pelos chefes presentes, serão servidos ainda alguns clássicos fingerfood do Mito. A animação e o convívio estão garantidos, com música a cargo de Tiago Lessa e na cozinha vão andar João Pupo Lameiras, dos restaurantes RO e Bacalhau; Nuno Castro do Fava Tonka e Esquina do avesso; Pedro Braga do Mito, Rodrigo Castelo da Taberna Ó Balcão, em Santarém; Vasco Coelho Santos, do Euskalduna Studio; Vítor Adão, do Izakaya Tokkuri Pop Up. Podem tentar a sorte e reservar através de 222 081 059.