Independente, Soberbo, Transparente, Orgânico, assim se resume a ISTO. Na procura incansável por um bom básico masculino Pedro Palha, Vasco Mendonça e Pedro Gaspar meteram mãos à obra e em 2017 criaram a ISTO. Esta marca nacional concilia uma natureza mais funcional e utilitarista da peça, sem desprezar o lado estético da mesma.
“Queríamos fazer básicos bem feitos, produzidos a partir de bons materiais, com uma relação mais transparente com os consumidores, através da partilha dos custos de produção de cada artigo e com a confecção a utilizar materiais tendencialmente orgânicos e mais sustentáveis”, explicam. Além disso, a produção tinha de ser nacional.
Identificaram logo o que queriam fazer: uma t-shirt branca e uma camisa Oxford. Visitaram fábricas, conheceram materiais e criaram um modelo assente na transparência na qual o cliente tem acesso ao custo do tecido, da etiqueta, da produção, do transporte e do packaging. No final temos a informação toda necessária de quanto custou aquela peça e de quanto vamos pagar por ela. Poderá para alguns parecer ingrato saber que uma t-shirt custou pouco mais de 8€ a produzir e nós vamos pagar 28€ por ela, contudo o mesmo artigo na alta costura e com as mesmas condições custa perto de 80€.
E se inicialmente a marca optou por um modelo venda online num website simples e minimalista. No final de 2018 a ISTO aventurou-se na abertura da sua primeira loja física. Num dos sítios mais emblemáticos da capital, a Embaixada, no Príncipe Real, Pedro, Vasco e Pedro arrumaram as suas camisas, t-shirts e tote bags ao pé de peças da ÚTIL, o projecto de mobiliário português a cargo de Manuel Amaral Netto, e da cerâmica da autoria de Cécile Mestelan.
Abertos todos os dias, das 12h às 20h, a ISTO e os seus básicos masculinos e femininos cheios de elegância, mas acima de tudo de qualidade.