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ISTO - Uma marca portuguesa e transparente.

Independente, Soberbo, Transparente, Orgânico, assim se resume a ISTO. Na procura incansável por um bom básico masculino Pedro Palha, Vasco Mendonça e Pedro Gaspar meteram mãos à obra e em 2017 criaram a ISTO. Esta marca nacional concilia uma natureza mais funcional e utilitarista da peça,  sem  desprezar  o  lado  estético da mesma.


“Queríamos  fazer  básicos  bem  feitos,  produzidos  a  partir  de  bons materiais, com uma relação mais transparente  com  os  consumidores,  através  da  partilha  dos  custos de produção de cada artigo e com a confecção  a  utilizar  materiais  tendencialmente  orgânicos e mais sustentáveis”, explicam. Além disso, a produção tinha de ser nacional.


Identificaram logo o que queriam fazer: uma t-shirt branca  e  uma  camisa  Oxford.  Visitaram  fábricas,  conheceram  materiais  e  criaram  um  modelo  assente na transparência na qual o cliente tem acesso ao custo do tecido, da etiqueta, da produção, do transporte e do packaging. No final temos a informação toda necessária de quanto custou aquela peça e de quanto vamos pagar por ela. Poderá para alguns parecer ingrato saber que uma t-shirt custou pouco mais de 8€ a produzir e nós vamos pagar 28€ por ela, contudo o mesmo artigo na alta costura e com as mesmas condições custa perto de 80€.


E se inicialmente a marca optou por um modelo venda  online num  website  simples  e  minimalista. No final de 2018  a  ISTO  aventurou-se  na  abertura  da  sua  primeira  loja  física.  Num  dos  sítios  mais  emblemáticos  da  capital,  a  Embaixada,  no  Príncipe  Real,  Pedro,  Vasco  e  Pedro  arrumaram  as  suas  camisas, t-shirts e tote bags ao pé de peças da ÚTIL, o projecto de mobiliário português a cargo de Manuel Amaral Netto, e da cerâmica da autoria de Cécile Mestelan. 


Abertos todos os dias, das 12h às 20h, a ISTO e os seus básicos masculinos e femininos cheios de elegância, mas acima de tudo de qualidade.