Pages

ModaLisboa Insight - Fast Talks / Checkpoint

"Acreditamos na ideia de ecossistema, convivemos numa relação de interdependência e é por isso que falamos de sustentabilidade, baseada nos seus pilares fundamentais: ambiental, social, cultural e económico".


A proposta manifestada pela designer de moda brasileira Flávia Aranha, convidada a participar nas FAST TALKS que têm por tema Fashion and Experiences, resume a consciência global que continua a ser urgente manter em debate quando se fala de moda. Porque é esse debate que nos permite trocar ideias, recolher testemunhos, cruzar experiências e refletir sobre os desafios que criadores, criativos e todos os interlocutores de moda devem ambicionar manter para compreender as dinâmicas e os públicos no futuro. 


Nesta edição, ModaLisboa INSIGHT propõe o debate FAST TALKS - FASHION AND EXPERIENCES, convocando quatro profissionais com reconhecimento nacional e internacional para nos descrever a importância da sua experiência na idealização e criação da moda ou marcas de moda. No palco das recém-inauguradas Carpintarias de São Lázaro, dia 7 de março, pelas 18H00, Catherine da Silveira, Flávia Aranha, Julien da Costa e Miguel Bento serão moderados pela criativa Joana Barrios.


Das Carpintarias de São Lázaro passamos para o Espaço Checkpoint, no exterior do Pavilhão Carlos Lopes. De 8 a 10 de março o CHECKPOINT apresenta uma programação que celebra a criatividade, inovação e espírito colaborativo da indústria da moda. As masterclasses de Flávia Aranha sobre o seu trabalho como designer; de Jéssica Michault sobre a comunicação de moda e social media; de João Meneses e Mafalda Evangelista (Concelho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) sobre sustentabilidade e transformação digital; e finalmente a masterclass de Ayres Gonçalo sobre alfaiataria. Dia 10 de março pelas 16H30, em parceria com a Ecoolhunting by Jornal ECO, o SPEAKERS CORNER apresenta projetos inovadores que estão a fazer a diferença ou podem dar uma nova perspetiva de futuro na área da moda. De 8 a 10 de março, entre as 14H00 e as 21H00, a Bolha Atelier Live será um espaço de criação, colaboração e partilha multidisciplinar entre as residentes do projeto A Avó Veio Trabalhar e alguns artistas convidados a costumizar uma peça durante o evento.

Aquilo que vemos é mesmo aquilo que é?