Pages

"Uma noite no..." - Grand House - Relais & Châteaux

Na fronteira entre Portugal e Espanha, o leste do Algarve é um segredo que ainda é bem-guardado. Na cidade histórica de Vila Real de Santo António, a Grand House acaba de reabrir suas portas. Com ela, renasce o esplendor dos Anos Loucos. A rica história de Portugal pode ser lida nos detalhes arquitetónicos da Belle Époque e nos móveis, que misturam influências Art Déco.


Um Relais & Chateaux com todo o requinte que já estamos habituados. Um hall de entrada que convida ao passo seguinte, um cão de água que nos dá as boas vindas e um staff único cujo sorriso se vê de ponta a ponta mesmo com a máscara colocada são apenas o inicio de uma excelente estadia.



As áreas comuns são de um encanto único. Uma sala de grandes janelões com gaiolas de pássaros convida a passar algumas horas enquanto pomos a leitura em dia. Ao lado, uma outra sala com o mesmo ambiente mas de decoração diferente onde podemos simplesmente estar à conversa. O bar, com o seu balcão de mogno centenário é o local ideal para beber um cocktail à medida feito pelo Vasco e o Grand Salon o restaurante onde vamos querer degustar uma refeição de excelência, sempre com o Guadiana à espreita. Ou o Grand Beach Club, na Ponta da Areia, onde a carta despretensiosa, com base em produtos locais de qualidade, garante uma experiência memorável. É só escolher. 



Ain’tLifeGrand”? Sim, a vida pode ser em grande estilo, sobretudo se o dia começar com a visão do sol a nascer na Suite Presidencial do Grand House, um dos 28 quartos deste boutique hotel. Ou se estiver na Wellness suite, a receber uma massagem à base de sal, um dos produtos de excelência que existe nas proximidades. 



Com 28 suites e quartos, o Grand House apostou em manter o charme histórico e colonial do espaço projectado pelo arquiteto Ernesto Korrodo, em 1926, com uma decoração ecléctica e marcada pelo requinte. Cada quarto está decorado de modo a que os hóspedes se sintam em casa. Doze são de pequenas dimensões (19-20 m2), outros doze são de média dimensão (24-32 m2) e seis suites ou “Grand Rooms” são muito espaçosas (de 33 a 50 m2). O design de interiores é da empresa portuguesa White & Kaki. 



O Grand Salon surpreende desde o pequeno almoço até ao brilhante jantar de fine dining, cujo menu varia consoante a disponibilidade de matéria dando asas à criatividade do Chef executivo e de toda a sua equipa. Três pratos previamente escolhidos pelo Chef ou cinco pratos, são as propostas de um jantar memorável onde não faltam os habituais amuse bouche e petit fours. Uma aposta certeira para quem quer experienciar a gastronomia típica mas sempre com um toque de contemporaneidade.  



A 2 km do hotel, na Ponta da Areia, encontra-se o Grand Beach Club, um restaurante, bar & beach club num registo mais descontraído mas ainda assim exclusivo. Inaugurado em julho de 2018, tem eventos como concertos de música ao vivo ou workshops de cocktails e licores. Aberto todos os dias das 10h às 24h, tem uma piscina exclusiva a hóspedes e membros do club, perfeita para os compridos dias de verão. 



Ficar hospedado no Grand House será sempre sinónimo de experienciar um programa feito à medida de cada cliente, dependendo daquilo que procura. Para quem quer privilegiar o contacto com a natureza, há passeios de barco na Ria Formosa, uma reserva natural que é casa de espécies únicas no mundo, ou visitas a salinas com produção artesanal de flor de sal. Aqui, tanto pode desfrutar de uma sessão de spa ao ar livre, com envolvimento em argilas, ou fazer uma sessão de flutuação numa espécie de “Mar Morto Português”. Pode ainda optar por um passeio cultural pela “Petit Lisbonne”, as ruas projetadas pelo Marquês de Pombal no século XVIII, ou por um dia tranquilo entre leituras, no ambiente colonial do Grand Salon, na sala de estar com vista para a marina, ou na biblioteca com livros de viagem de todo o mundo. E pode sempre fechar os olhos e imaginar-se numa festa do “Great Gatsby”, de tiara e plumas, com a certeza de que a vida é uma experiência “Grand”. 


Os preços do Grand House variam consoante a tipologia e a temporada, entre os €200 e os €1080, por quarto/suite, para duas pessoas com pequeno-almoço. 

Podem fazer a vossa reserva e saber um pouco mais sobre este oásis algarvio aqui.