Pages

Vinhos a não perder.

O Verão já acabou, mas a nossa sede de provar coisas novas não. Num país com tanta oferta vínica de qualidade é impossível não estarem sempre a aparecer novidades de norte a sul do país.


Começamos pela incontornável Adega Mayor que recentemente lançou três novos monocastas. Fruto de onde o Campo é Maior com as suas vastas planícies a perder de vista, nasce o novo monocasta branco Adega Mayor Gouveio. Estruturado e aromaticamente expressivo apresenta-se como um branco alentejano de perfume e frescura ímpares, reforçando a gama de Monocastas brancas Adega Mayor. À chegada do Adega Mayor Gouveio 2020 juntam-se também as novas colheitas de 2020 Adega Mayor Arinto e Adega Mayor Antão Vaz.


O Adega Mayor Gouveio 2020 é um vinho de tonalidade amarela esverdeada, aspeto límpido e brilhante. Aromaticamente expressivo, sugere fruta exótica, maracujá e lima, bem como ligeiro vegetal fresco, pepino e pimento. A boca é leve, saborosa e bem balanceada entre a fruta, o vegetal e a frescura de uma acidez surpreendente. O perfume e a frescura deste branco alentejano, são uma boa companhia para as tardes de verão. À mesa, os pratos frescos com sabor a mar, ostras ao natural com umas gotas de limão ou uns percebes cozidos, são certamente um bom complemento.


O Adega Mayor Antão Vaz 2020 de aspeto límpido e tons pálidos de cor palha, é um vinho de aromas intensos e convidativos. A frescura do nariz sugere fruta exótica, onde se destacam as notas de ananás maduro e flor de maracujá. Na boca entra ligeiro e discreto, evoluindo para uma complexa mistura de frutas frescas. Um conjunto repleto de harmonia onde a tensão, estrutura e volume de boca se apresentam em sintonia. A acidez bem integrada confirma a agradável sensação de equilíbrio e remete-nos para um final longo e persistente. Um Antão Vaz fresco e cheio de vida. Um branco alentejano irreverente, ideal para peixes grelhados e mariscos, porém, capaz de ser simplesmente uma agradável companhia de verão entre amigos.


O Adega Mayor Arinto 2020 é um vinho aromaticamente discreto, de intensidade média, que privilegia as notas de maçã verde, lima e um caráter vegetal balanceado por uma mineralidade pungente. Na boca é “cheio” e vibrante. O final é persistente e confirma agradavelmente o carácter mineral do nariz. Untuoso e naturalmente fresco, este vinho branco pede comida a acompanhar. Pratos de peixe grelhado, peixes no forno e pratos de carne branca não muito condimentados, casam na perfeição com esta monocasta.


Do Alentejo para o Douro assim num ápice para vos falar das 4 novidades que a Quinta de São Luiz. Dois brancos, dois tintos sendo que em cada um deles apresentam as versões Reserva. Durante muitos anos, na Quinta de São Luiz, a tradição mandava pintar os muros a branco. Autênticos pedaços de história que sustentam vinhas e sabedoria de várias gerações. Para homenagear este Terroir de excelência Kopke recupera a tradição de pintura dos muros e passa a assinar os seus Doc Douro como São Luiz. É a herança do passado aliada à inovação do presente que dota estes vinhos de um caráter singular.


São Luiz Branco 2020, seduz por uma expressão aromática pautada pela sugestão a fruta branca, citrinos, e notas florais. No paladar revela-se volumoso, muito equilibrado, e com uma acidez que lhe confere definição. Um vinho fresco, elegante, e de grande versatilidade. Ideal para acompanhar saladas e pratos de peixe. á o São Luiz Tinto 2019, é um vinho profundamente frutado que revela aromas a frutos vermelhos num fundo de especiarias muito subtil e apelativo. No palato, apresenta-se estruturado, elegante e aveludado. Um vinho com fim de boca muito fresco, sedutor e longo. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, caça, queijos e peixes gordos assados.


No que diz respeito aos reservas, o São Luiz Reserva Branco 2019 preenche o olfato com fruta de polpa amarela e com  subtis notas fumadas de barrica que se integram em pleno. No palato, marca pela afinidade sublime entre cremosidade e acidez. Um vinho complexo, envolvente e profundamente persistente. Vai bem com peixes gordos e carnes brancas. Já o São Luiz Reserva Tinto manifesta aromas muito marcados a fruta madura, notas de especiarias e uma equilibrada expressão de barrica. No palato exprime uma estrutura elegante, taninos aveludados e corpo untuoso. Um vinho profundo, equilibrado e cativante, que se expande num final refrescante. Ideal para estes dias mais frescos e a acompanhar carnes vermelhas, de caça e queijos.