Pages

Az-Zagal: Um refúgio de charme no coração do Alto Alentejo

Localizada na aldeia de Casa Branca, em Sousel, a Casa Az-Zagal é um refúgio de charme no coração do Alto Alentejo, cujas paredes guardam quase um século de histórias. Numa altura em que se aproxima o centenário da sua edificação, recuperada e transformada numa elegante e acolhedora unidade turística com um vincado caráter rústico, a casa abre, uma vez mais, as suas portas para receber novos viajantes, novas histórias.


Misturando tradição e contemporaneidade, memória e desejo de descoberta, raízes profundas e horizontes longínquos, na interseção da vasta planície alentejana e dos recantos escondidos no coração do Alto Alentejo, a Casa Az-Zagal promete conquistar aqueles que ali buscam refúgio. Estejam somente de passagem, como tantos viajantes que ali encontravam o Norte antes de rumar a outras paragens para lá da fronteira espanhola, ou rendidos à cadência de um tempo que abranda.


O nome escolhido reflete a herança árabe presente na região, que perdurou por quatro séculos, assim como o espírito de hospitalidade que para sempre ficou encrustado na cultura alentejana.


Guardiã, noutros tempos, das ferramentas de trabalho da Quinta do Zagalo, foi o sobrenome português de origem árabe que serviu de inspiração à nova vida e propósito da propriedade recuperada pela família Dias. Zagal significa pastor ou rapaz vigoroso, com origem no árabe az-zagal, que descreve uma “pessoa animosa e forte”. A Casa Az-Zagal personifica esse tributo à herança árabe.


Com uma área total de 875 m2, dividida por um piso térreo, primeiro e segundo andares, a Casa Az-Zagal conta com um total de 13 quartos. A decoração de cada quarto é inspirada numa localidade em redor de Casa Branca.


Toda a Casa Az-Zagal é composta por elementos rústicos que sublinham a arquitetura representativa desta região. O espaço ocupado pelo restaurante pertencia a uma antiga cavalariça, estando presentes elementos como a manjedoura, enquadrados por uma decoração assumidamente simples, mas simultaneamente moderna, traduzida em mobiliário rústico, onde predominam as madeiras e elementos naturais.


Este espaço é enriquecido por uma área de esplanada onde assumem protagonismo uma grande pérgula e a vegetação tropical. Também aqui, a decoração é pautada pelos tons e elementos naturais.


Na génese cultural alentejana, a gastronomia é uma das suas mais ancestrais e marcantes referências. É como um segredo passado de geração em geração: a variedade de produtos naturais, a riqueza dos seus temperos e a confeção tradicional conferem-lhe uma simplicidade de sabores únicos. Na Casa Az-Zagal, a proposta gastronómica alia uma cuidada seleção de produtos locais à gastronomia contemporânea, apresentando à mesa o melhor que o Alentejo tem para oferecer, do raiar ao pôr do sol.


À disposição dos hóspedes está um conjunto de atividades pensado para desfrutar da calma do Alentejo. Desde logo, experiências gastronómicas constituídas por um menu degustação especial com pairing de vinhos para celebrar o melhor da produção regional, havendo ainda diversas experiências tendo por base o azeite, o queijo, os enchidos ou os destilados.


A Casa Az-Zagal oferece ainda experiências como provas de vinhos na Adega do Mouchão, uma das mais importantes da região, visitas à Herdade da Mainova, produtores de azeite e vinho, à Salsicharia Canense, produtores de enchidos, além de experiências culturais em parceria com a associação Era uma Voz, a funcionar na sede do Grupo Musical Artístico e Desportivo de Casa Branca (GMAD), que tem o objetivo de reduzir a assimetria da oferta cultural entre o Litoral e o Interior do país, contribuindo para a dinamização e desenvolvimento da região através da arte e da cultura.