Pages

Vamos beber algo?

Está ai agosto. A cidade está praticamente de férias o que a torna mais apelativa para podermos conhecer aqueles bares que há muito queriamos conhecer, mas que por um motivo ou por outro ainda não o tinhamos feito. Espaços novos, espaços com novas cartas e espaços que é obrigatório ir e voltar sempre que nos der na gana. Sigam este roteiro e não se vão arrepender.


Se tivéssemos que definir hospitalidade com o nome de um bar, garantidamente o Pistola y Corazón era o bar escolhido. Boa vibe impera naquelas quatro paredes que não só dão casa ao melhor restaurante mexicano de Lisboa, como sem dúvida ao melhor bar de Tequila e Mezcal que esta cidade já conheceu. Aos cocktails do Alain junta-se a genialidade do Damian, a simpatia da Marta e uma playlist de sonho. Como não é só bar a ideia é ir bem cedo para conseguirem uma mesa, caso contrário esperem pela vossa vez numa lista que pode ser demorada, mas que vale cada segundo.

Fotografia de Arlindo Camacho

É ali na Rua da Condessa entre as ruínas do Convento do Carmo e as escadinhas do Duque que Constança Cordeiro abriu a sua Toca da Raposa. Bar recente e com uma decoração quase saída de um filme de David Lynch, cheia de mesas baixas e confortáveis bancos e sofás de veludo, é o enorme balcão em mármore no meio de sala que salta logo à vista. Uma coisa é certa, o que se bebe ali não se bebe em mais lado nenhum, pois até os próprios destilados são alterados através de infusões e da magia da rotovap. Um caso sério de bebidas de excelência, onde se dá a devida importância ao produto sazonal e nacional, sendo que a grande maioria deles são colhidos manualmente pela própria Constança. Carta de simples escolha, todos as bebidas têm nomes de animais e o mesmo valor. Se não bebem álcool não se acanhem, também há um mocktail.


Renovada está também a Pensão Amor que nos recebe agora mais erótica que nunca. O espaço lisboeta onde mais se celebra o amor, abre agora uma renovada livraria erótica onde os preliminares são literários mas a companhia é garantida pela “Maria dos Vestidos” ou a “Alice, a Louca”. Burry Buermans, o artista que cria universos únicos através de colagens de livros antigos e revistas, é o responsável pela decoração do novo must go de Lisboa e a Vodka Absolut Elyx vai apimentar as narrativas com uma luxuriante carta de cocktails. Quando começarem as dúvidas sobre se é o Marquês de Sade ou o Nabokov que estão no bar para um refill, o melhor é voltarem no dia seguinte. Só para ter a certeza.


The Modern Speakeasy Volume 1.5, é assim que se define a nova carta de cocktails do melhor bar em Portugal. Não, não somos nós que o dizemos, mas sim os World's 50 Best Bars que o ano passado lhe atribuíram o honroso 92.º lugar nesta privilegiada lista. Clássicos recriados com o twist caraterístico que Paulo Gomes, Diogo Lopes, César Mileu Bolas e restante equipa dão às bebidas da casa. Contudo cada nova carta tem no cliente final o último teste, pois são estes que as vão consumir. São 34 as novas criações de uma carta extensa e focada na sazonalidade. Bebidas para todos os gostos que muitas vezes se tornam em perfeitas obras de arte em estado liquido. Se ao passarem na Rua do Salitre virem um sapo vermelho na parede e um botão que diz “press for cocktails”, não pensem duas vezes e carreguem no mesmo.

Fotografia de Duarte Drago

Novo na cidade está também o Café Klandestino que abriu em Lisboa mesmo a tempo de nos refrescar este verão. Situado na Rua do Benformoso, antes de chegar ao Largo do Intendente é um bar inclinado para cocktails com base em café. Após ter estado a trabalhar em Barcelona, João Resende veio com António Romero para Lisboa e juntaram duas paixões numa só; os cocktails e os cafés. Tanto que a grande maioria do seu menu tem café e de uma maneira ou de outra o seu conceito é baseado no contrabando de café entre Portugal e Espanha, nos anos 50.