De onde vêm os produtos que comemos? Como são feitos? O que levam? Que impacto têm no planeta? A importância destas perguntas cresce de dia para dia. Num estudo realizado em parceria com a Netsonda, A Padaria Portuguesa descobriu que 75% dos portugueses sabe pouco sobre o que anda a comer fora de casa.
Não há dúvidas de que todos preferimos comer produtos de qualidade. Mas como definimos, afinal, qualidade? É simplesmente aquilo que nos sabe bem? Discordamos. Além do sabor, valorizamos o saber. Saber a origem, os ingredientes e os processos de fabrico daquilo que comemos. Foi por isso que quisemos inquirir os portugueses, em parceria com a Netsonda, uma empresa nacional e líder em estudos de mercado online.
A Padaria Portuguesa mudou. Está mais próxima de todos e privilegia, sempre que possível, as matérias-primas e produtos de origem nacional – ovos biológicos de Gouveia, farinhas de moleiro de Alenquer, lacticínios dos Açores, morangos de Almeirim, banana da Madeira, framboesas de Palmela, azeite da Herdade do Esporão, batata doce da Comporta, cogumelos da NÃM, gelados artesanais da Colé, kombuchas da Koji Kombucha, pão regional da Lagoinha, compotas da Casa da Prisca, folhas sazonais biológicas do Alentejo, salgados da Casa Maria Vitória, água mineral de Monchique e molhos para salada da Paladin. Além disso, procura que grande parte dos produtos passe pelas mãos de quem trabalha na fábrica de Marvila, seja amassando, enrolando, moldando ou recheando.
Relativamente ao consumo de pão, os portugueses comem, em média, 5 pães e meio fora de casa, por semana – sendo que 46% não sabem que tipo de farinha levam os pães; 70% não sabem o que são farinhas de moleiro e 81% não sabem os seus benefícios. A grande maioria do pão d’A Padaria Portuguesa é feito com farinhas de moleiro Paulino Horta, provenientes de Alenquer. Estas farinhas, moídas em mó de pedra, são menos refinadas que as industriais, o que lhes confere mais nutrientes e aromas, melhorando substancialmente a qualidade do pão.
Quanto ao café, a bebida favorita dos portugueses, o estudo conclui que os portugueses bebem, em média, cerca de 8 cafés por semana, sendo que 65% não sabem a origem desse mesmo café; 66% não sabem o que é café orgânico e 73% não sabem os benefícios deste tipo de café. N’A Padaria Portuguesa serve-se um blend exclusivo de café orgânico. Trata-se de uma mistura de grãos provenientes de origens sustentáveis – Peru, Honduras, Congo e Índia -, produzidos sem recurso a fertilizantes e pesticidas artificiais.
Há ainda a reter uma importante e, infelizmente, pouco animadora conclusão. 84% dos portugueses não sabem bem o impacto daquilo que comem no ambiente. A Padaria Portuguesa procura, cada vez mais, que os seus produtos sejam produzidos em harmonia com o planeta, olhando para o desperdício como um recurso valioso. É o caso das saladas e tiborna vegetarianas, preparadas com cogumelos ostra que foram transformados a partir das borras do café orgânico e que cá em casa terminaram num belo risotto quando recebemos os Press Kit.
E desse lado, sabem o que anda a comer?