Pages

E o vencedor do World Class Portugal 2018 é...

Foi na passada segunda-feira, dia 11 de junho, que rumámos a Madrid para assistir à  primeira final Ibérica da mais afamada competição de cocktelaria no Mundo: a World Class Competition. 6 concorrentes portugueses e 10 concorrentes espanhóis competiram entre si para ver quais seriam os vencedores e respetivos representantes das suas bandeiras na final global que se irá realizar em Berlim, no mês de outubro.


Todos os concorrentes foram sujeitos a 3 provas distintas. A primeira começou na noite anterior, onde em pares fizeram guest shifts em alguns dos bares mais conceituados da cidade, mostrando assim não só cocktails de autoria, como também a capacidade que têm de estar atrás de um bar a trabalhar, tal como a sua resistência. Seguiram-se algumas horas de repouso (poucas para a maioria) e segunda o dia começou bem cedo com a preparação dos dois eventos finais.


Alternadamente, e em dois bares distintos do mesmo espaço, os concorrentes iam fazendo a prova do speed challenge, bem como a prova do ingrediente único. A não ser um ou outro momento de nervos, todos os nossos concorrentes estiveram à altura do que foi pedido, completando ambas as provas dentro do tempo limite, cumprindo sempre com o que era pedido. No speed challenge era pedido a criação e serviço de 6 cocktails em apenas 6 minutos, na prova do ingrediente único, os concorrentes tiveram de pensar e selecionar um ingrediente que lhes dissesse algo, contar uma história e criar 3 cocktails distintos com esse ingrediente como base, servir os mesmos, tudo isto em apenas 10m.


Apesar do grande desempenho que todos estiveram só um podia sair vencedor e ser consagrado o melhor barman em Portugal pela World Class Competition. Após reflexão, o extenso júri formado por alguns nomes como os de João Rodrigues, melhor barman portugês em 2016; José Maria Robertson, melhor barman português em 2015; Carlos Santiago, representante da World Class Portugal e melhor barman português em 2017; Kaitlyn Stewart, barmaid vencedora global do World Class 2017 realizado no México; Luca Anastasio, barman de renome espanhol e proprietário do rooftop do Hotel Emperador em Madrid, entre muitos outros, atribuíram o tão aguardado troféu a Nélson de Matos, do Gusto by Heinz Beck do Hotel Conrad na Quinta do Lago, espaço que também venceu na categoria de melhor bar de Hotel em Portugal, bem como o de melhor menu. Os restantes Coaster Awards foram atribuídos a: Nogueira's pela melhor abertura, ao Pistola y Corazón pelo melhor bar de restaurante, ao Red Frog Speakeasy pelo melhor cocktail bar, ao The Royal Cocktail Clube pela melhor equipa e a Joaquim Veras pela sua carreira.


Mas não pensem que foi uma derrota para os outros cinco, sendo que alguns deles ainda têm muitos anos de profissão pela frente. O facto de estar presentes entre os melhores já é muito bom, por isso não desanimem e continuem a criar bebidas únicas como sempre o fizeram pois para o ano há mais.