O que têm em comum um jovem empreendedor, um chef de cozinha e uma aventureiro nato? Desafiaram-se a si próprios. Estávamos em 1992 quando a prestigiada marca de vestuário Docker's desafiou o dress code formal e enviou o seu "guide to casual business wear" a vários gestores de recursos humanos por toda a América, tornando-se assim histórica.
Em 2017 a marca transpôs esta ousadia aos seus clientes, encontrando embaixadores perfeitos que saem fora da caixa, mas cujas histórias de vivências profissionais inspiram todos aqueles que estão ao seu redor. Este ano a marca alargou ainda mais os horizontes e pela primeira vez apresentou os seus challengers em Portugal. Três pessoas distintas, todas elas com histórias fantásticas e inspiradoras. Pessoas com uma mentalidade e um modo de viver diferente, que ambicionem negócios maiores, que superem os recursos convencionais e que estejam preparados para fazer algo ousado.
João Cajuda dispensa apresentações. O ex-ator, que há muito deixou essas lides, é atualmente considerado um dos melhores blogues de viagens no mundo, atingindo um universo com uma audiência de 100 milhões de utilizadores por ano na sua plataforma online. As suas redes sociais dão-nos vontade de viver dentro delas e os seus vídeos de serem as videografias das nossas vidas, paralelamente a tudo isto tem ainda com amigos de sempre a sua própria agência de viagem de nome LEVA-ME, que organiza viagens de grupo a diversos destinos todos os anos.
Miguel Rocha Vieira é um adulto cheio de garra, juventude e vontade de vencer no seu mundo que é a cozinha. Contrariamente à maioria dos chef's de renome, Miguel só percebeu que queria ser cozinheiro durante o seu curso de hotelaria. Com uma sólida educação na cozinha francesa, trabalhou nos restaurantes mais prestigiados de Londres, França e Espanha. Em 2008, abre o restaurante “Costes”, em Budapeste, ganhando a sua primeira estrela Michelin. Miguel foi o primeiro chef de cozinha português a ganhar três estrelas Michellin: na Fortaleza do Guincho, em Cascais; no “Costes” e no “Costes Downtown”, ambos em Budapeste. Atualmente à frente da Fortaleza do Guincho, Miguel conseguiu aos poucos construir um menu português com recurso a ingredientes colhidos em toda aquela área geográfica, fazendo assim esquecer a cozinha francesa que se praticava lá até à sua chegada.
Miguel Santo Amaro é talvez de todos os challengers o menos conhecido, contudo a sua genialidade empreendedora já fez com que este fosse incluído na lista 30 Under 30, da Forbes. Fundada em 2012, a Uniplaces nunca mais parou de crescer. Trata-se de uma plataforma online para alojamento de estudantes universitários, que permite alugar quartos, casas, apartamentos e residências universitárias. Presente em seis Países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, França e Alemanha) e em 39 cidades, Miguel Santo Amaro tem como objetivo expandir o negócio até aos EUA e consolidarem-se como os líderes de referência na Europa. Com investidores de renome como Skype, Octopus, Caixa Capital ou Shilling Capital Partners, a Uniplaces teve em 2017 o seu boom, não apenas a nível financeiro, mas também a nível de notoriedade.
Pessoas que não só nos inspiram a nós, como inspiraram a Docker's a apostar neles. Ano após ano a ousadia evolui. O que podemos esperar deles para 2019? É a questão que deixamos no ar.