Pages

Portugal Wine & Food by Faz Figura

Um novo conceito, uma nova carta, mais petiscos, mais vinhos e uma rede de parceiros, de norte a sul do país, para celebrar a gastronomia nacional. Este é o novo Faz Figura que depois de no inicio do ano ter estado cerca de mês e meio de portas fechadas, reabriu com o conceito Portugal Wine & Food by Faz Figura.


Durante o tempo em que as portas se fecharam para realizar melhorias tanto na sala, como sobretudo na enorme varanda que abraça Lisboa faça chuva ou faça sol, Pedro Dias, mentor do projecto, andou na estrada em busca do melhor de Portugal, da gastronomia ao artesanato, dos vinhos ao turismo. Quilómetro a quilómetro foi estabelecendo a Rede Nacional de Parceiros e traçando um mapa cujo território vai continuar a aumentar. A ideia é trazer produtos endógenos e certificados para o restaurante e, posteriormente, levar os comensais aos respectivos lugares de origem através de um programa de visitas às diferentes regiões do país. Há ainda uma pequena loja em que se podem adquirir alguns dos produtos dos parceiros.


Os produtos que chegam com a sazonalidade mudam ao ritmo das estações e da oferta local numa visão panorâmica da gastronomia nacional. Assim, na carta encontra-se farinheira ensacada de Monchique, chouriço de Arco de Valdevez, queijos do Vimieiro, atum dos Açores, polvo do Algarve, cuscos de Trás-os-Montes, carne marinhoa da bacia do Vouga, bochecha de vitela mirandesa, compotas de Boticas, ovos moles de Aveiro ou marmelada branca de Odivelas.


Nos vinhos aposta-se na diversidade geográfica e em rótulos menos conhecidos a par dos conceituados. Os dispensadores By Glass oferecem 48 opções de vinhos a copo a que se juntam mais duas dezenas de opções de vinhos de topo (com recurso ao sistema Coravin em que não se retira a rolha e prolonga a longevidade do vinho em garrafa), em três medidas: a primeira é uma amostra para prova (gratuita), meio copo e copo, com indicação das castas e do respectivo preço. Desta forma, o cliente pode aventurar-se em vinhos que não arriscaria e fazer a harmonização certa com cada prato (há sugestões na carta). Para que a experiência seja mais completa, o cliente adquire um cartão e estabelece um plafond que vai gastando. O valor excedente pode ficar no cartão para uma próxima visita ou reavê-lo no final da refeição. Os preços são paar todos os gostos e carteiras, rondando o copo médio de 70ml os 2 aos 8€ (dependendo do vinho exposto no dispensador).


Um espaço com uma oferta única e com uma vista de cortar a respiração, aberto diariamente das 12h30 às 24h (exceto segunda que só abre às 19h30) é uma excelente alternativa para provar uns vinhos incomuns e uns petiscos únicos. Em caso de dúvida, deixem-se guiar pelas escolhas do Pedro, connosco não falhou.