Pages

O The Presidential Train poderá arrecadar novo prémio Internacional.

O melhor evento turístico de Portugal e já vencedor do Best Event Awards (BEA) em 2017 foi agora nomeado para shortlist dos World Restaurants Awards como um dos cinco melhores eventos do mundo. Falamos do The Presidential Train que nos últimos anos tem feito as delicias de todos os que gostam não só da boa gastronomia, mas acima de tudo de viver uma experiência única.

Fotografias de Arlindo Camacho

O projeto que junta o histórico comboio Presidencial português aos melhores chefs e vinhos nacionais ao longo da linha do Douro, já vencedor do prémio de “melhor evento público do mundo” em 2017 nos Best Event Awards, foi agora nomeado para a shortlist dos cinco melhores eventos gastronómicos do mundo. 


Os altamente antecipados World Restaurant Awards, cuja cerimónia terá lugar em Paris no próximo dia 18 de Fevereiro, surgem como projeto de celebração dos restaurantes como parte do património cultural, equiparado ao cinema, à arte ou à música. Com um painel de cerca de 100 personalidades influentes na área e categorias de premiação que incluem desde restaurantes de fine a casual dining, os World Restaurant Awards prometem ir ao encontro das tendências e necessidades de um público cada vez mais dedicado à comida.

 
Não é a primeira vez que o The Presidential, que nasceu da cabeça de uma criança de 10 anos – filha do curador e produtor executivo do projeto, Gonçalo CastelBranco - é alvo de atenção mediática internacional. «É o resultado de muitas horas de trabalho, de muita gente tão comprometida quanto eu com este magnífico pedaço de História. Mas mais do que isso, é fruto da imaginação e arrojo de uma menina nascida quase dois séculos depois do Comboio e vive como testamento ao que é possível quando os pais ouvem as filhas.» afirma o curador. 


O projeto, que hoje conta com apoios do Turismo de Portugal e da ATP, nasceu em 2016, quando Gonçalo Castel- Branco visitou o Museu Nacional Ferroviário e se apaixonou pelo magnífico comboio Presidencial - criado em 1890 para D. Luis I e utilizado por todos os Reis e Presidentes da República até 1970, e desde a sua recuperação em 2010 parte do espólio do Museu Nacional Ferroviário. Transformado temporariamente no que é hoje o único projeto de turismo ferroviário de luxo do país, que já recebeu ao longo das suas 5 edições (10 viagens nas Primavera de 2016 e 2017, 14 viagens no Outono de 2017 e 20 viagens em 2018, distribuídas também elas pela Primavera e Outono) mais de 4000 passageiros de mais de 18 países para provarem o trabalho dos melhores Chefs nacionais (Dieter Koschina, João Rodrigues, Pedro Lemos, Miguel Rocha Vieira, Vitor Matos, Vasco Coelho Santos, Lubjomir Stanisic, Tiago Bonito, Vincent Farges, entre outros). 


Passando a ter apenas uma edição a partir de 2019 - fruto das limitações estruturais da própria peça histórica de 1890 -, o The Presidential regressa à linha do Douro em 2019 num registo ainda mais exclusivo, com apenas 12 datas anuais e um preço por passageiro de 650€. O projeto continuará a incluir a beleza inegável da região, numa viagem que parte de São Bento com destino à magnífica Quinta do Vesuvio – uma das mais emblemáticas e exclusivas quintas do Douro, onde terá lugar uma prova de vinhos diretamente do lagar onde a pisa é ainda manual. Ao voltarem a embarcar no deslumbrante Comboio Presidencial, os convidados terão à sua espera várias surpresas na viagem de regresso ao Porto, entre elas uma carruagem bar com música ao vivo e uma carruagem salão de chá.