Pages

Mano a Mano - Onde a tradição Italiana chega à nossa mesa.

Um pouco mais que 200km é a distância que separa Roma de Nápoles. E para que é que isso interessa? Porque é de Roma e de Nápoles que vêm as melhores pizzas do mundo. Felizmente para nós Portugueses, e principalmente Lisboetas, Roma e Nápoles encontram-se dentro do mesmo espaço e apenas a um forno de distância.


É em plena Rua do Alecrim, na baixa de Lisboa, mais precisamente na zona do Cais do Sodré que se situa o Mano X Mano. Este restaurante Italiano é um autêntico ringue de combate onde "delicatesses" romanas e napolitanas desfilam nas nossas mesas. Com o intuito de trazer o melhor de Itália até Lisboa, nem só de pizzas e de "pastas" se faz este restaurante, onde a cozinha tradicional também tem o seu lugar de destaque.


Restaurante de janelas e portadas viradas para a rua, que absorvem a luz natural de Lisboa e deixam o reboliço da capital fora de portas. Neste ambiente convidativo e descontraído, o calor dos fornos recebe os clientes à porta e as mesas, redondas e quadradas, pretendem acolher grupos de números pares e ímpares.


O mármore cobre os tampos das mesas e dos balcões, e a madeira complementa a decoração. A iluminação aconchega o espaço, graças aos jogos de luz espelhados nas superfícies, e a parede do fundo (uma extensão da típica cozinha italiana) apela aos olhares mais curiosos pelas cores e formas das garrafas e outros artefactos que lá moram.


O menu, dividido entre Antipasti, Insalate, Primi, Secondi, Contorni (acompanhamentos), Piatti Unici e Dolci, apresenta sabores únicos como o Cappelli al funghi porcini e tartufo nero, a Tagliata di manzo (entrecôte de novilho maturado a 30 dias na chapa) ou o Scaloppine di baccalà al prosecco com tartufo nero e polenta morbida (lombo de bacalhau com molho de prosecco, trufas negras e polenta cremosa). Não há que temer: a carta também inclui Lasagne alla Bolognese. E tudo melhora ao descobrirmos que, ao domingo, há um tabuleiro familiar, que pode ser partilhado por quatro ou por seis, mediante reserva prévia.


As pizzas não podiam faltar e aqui estão em confronto: é romana ou napolitana? Nesta disputa de sabores, apesar de se sugerir determinada massa para cada pizza, é o cliente que decide a sua forma de confeção. Este é o único restaurante italiano em Lisboa em que a escolha é democrática e cabe às preferências dos consumidores. Assim, a cozinha foi equipada com dois fornos Valoriani (marca italiana de culto na produção de fornos) a lenha, cada um para sua especialidade: as napolitanas cozem a 500º, enquanto as romanas vão ao forno a 300º.


Os Piatti Unici são especialidades que competem com as pizzas pelo protagonismo. A Panzanella toscana promete dar luta e a Guancia di vitello, bochecha de vitela estufada em vinho tinto com puré de batata e limão, não se vai dar por vencida com muita facilidade...! O pão que abre as hostilidades é artesanal, feito na cozinha do Mano a Mano, e chega à mesa temperado e recheado com os ingredientes mais frescos: camarão, mozarela de búfala ou caponata (típico prato siciliano) de legumes, ou da forma mais simples, num cesto de foccacias.


Por tudo isto, no Mano a Mano estão reunidas as condições para se saborear um pouco de Itália à mesa. Nas palavras da Chef, a autenticidade vai surpreender, com pratos “simples, com poucos ingredientes, mas cheios de sabor”. Aberto todos os dias das 12h30 às 23h, sendo que à sexta e sábado encerra às 24h é também um bom sitio para se provar os cocktails aperitivos italianos, tal como o Negroni e o Aperol Spritz.

Podem fazer as vossas reservas para o número 308 812 145