Pages

Prémios Mesa Marcada 2018

Foi ontem à noite numa celebração entre parceiros e amigos que Duarte Galvão e Miguel Pires anunciaram os rankings e os vencedores dos prémios Mesa Marcada. Os prémios que distinguem os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos 2018 do grupo de 208 jurados compostos por apreciadores de cozinha, enólogos, chefes, proprietários de restaurantes, jornalistas entre outros profissionais, foram entegues no Ritz Four Seasons Hotel.


A grande vitória da noite pertenceu a João Rodrigues, chefe do restaurante Feitoria/Altis Belém, que conquistou pelo terceiro ano seguido o primeiro lugar das duas categorias principais: Restaurante e Chefe. António Galapito, Chefe do restaurante Prado, foi também um dos grandes vencedores, tendo conquistado dois dos prémios especiais: Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano - atribuído a um novo chefe de cozinha que se tenha evidenciado na classificação - e Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, dado ao restaurante ou chefe que mais se destacou no Top 10. Além disso, o restaurante ocupa o 5º lugar no Top 10 dos Restaurantes Preferidos e o chefe ocupa 6º lugar no Top 10 dos Chefes Preferidos.


A Taberna Sal Grosso ganhou o Prémio Especial Bom Sucesso "Mesa Diária" – seguido de perto pelo Prado - eleito pelos votantes como "restaurante favorito de preço moderado que frequente regularmente ou que recomendaria a um amigo". Outra das estrelas da noite foi o restaurante Epur, que marca o regresso de Vincent Farges a Portugal, conquistando o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano e a entrada direta do seu restaurante no 9º lugar do Top 10 dos Restaurantes.


O Lugar do Olhar Feliz (LOF), projeto de produção de citrinos do casal Jean-Paul e Ann Brigand, no Cercal, Alentejo, foram os vencedores do Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, atribuído a um produtor após consulta a vários chefes.


Sendo esta a cerimónia que marca os 10 anos dos prémios Mesa Marcada, não podia deixar de haver o fator surpresa, que neste caso foi um novo Prémio apenas divulgado e revelado esta noite: o Prémio 10 Anos Mesa Marcada, atribuído ao Chefe que mais vezes venceu nesta década: José Avillez (6 vezes como Chefe e 6 como restaurante – 4 vezes com o Belcanto e 2 com o Tavares). Além dos Prémios Top 10, nas categorias Restaurantes e Chefes Preferidos - que constituem a génese destas distinções de gastronomia -  ao longo dos últimos anos foram sendo adicionados alguns prémios especiais. E este ano não foi exceção, contando com várias novidades:

- o Prémio Especial Cutipol Carreira, atribuído a Dieter Koschina, pelo seu trabalho e empenho de mais de 20 anos no restaurante algarvio Vila Joya. Este prémio foi votado por um painel restrito composto pelos 20 Chefes que nos últimos cinco anos constaram no Top 10 e venceram os prémios especiais (tal como Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano)

- o Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano, entregue a Joaquim Sousa, da Ladurée /JNcQuoi. Este novo galardão - votado por um painel específico, neste caso composto por 27 jurados da área de pastelaria – pretende valorizar e homenagear outras áreas da gastronomia e da restauração.