Pages

Rib Beef & Wine Porto - Um bar e um restaurante de paragem obrigatória.

Uau, é certamente a expressão que define a nossa experiência no Rib Beef & Wine Porto. Localizado no Pestana Vintage Porto, em pleno coração da Ribeira, num conjunto de edifícios considerados Património da Humanidade pela UNESCO, o Rib Beef & Wine Porto apresenta uma sofisticada oferta gastronómica, de vinhos e cocktails.



Mas vamos por partes. O Rib está dentro de um Hotel mas não é de todo um restaurante / bar de Hotel. De portas abertas à cidade arriscamos dizer que é mesmo daqueles sítios de visita obrigatória. No bar, a criatividade de Tiago Moreira é mais que muita e menu atrás de menu tem vencido não só diversos prémios como convencido o público e clientes que frequentam o seu bar e que num passa a palavra o recomendam a toda a gente. A ajudar na equipa de bar, o génio de Pedro Duarte vai crescendo e só este ano já esteve presente em duas finais de duas competições distintas, vencendo justamente uma delas. 




A criatividade de ambos, alinhadas com profissionais de excelência no que diz respeito ao F&B, faz com que os menus de bar evoluam consoante a tendência e apresentem sempre bebidas complexas em sabor mas de visual simples, onde todas as bebidas são respeitadas. O menu que está de saída é uma ode à volta ao mundo passando por sabores do Caribe a África e de Portugal ao México. Apresentações que são autênticas obras de arte e "twist" a clássicos que não nos fazem parar de beber. O novo menu que está a chegar segue a tendência da complexidade dentro do copo, um bom e agradável glasswear e uma pedra de gelo digna de um casamento entre toda esta harmonia.



Quanto ao restaurante ai a conversa é outra. Mesas espaçosas numa decoração cosmopolita e trendy e cadeiras que nos convidam a estar horas sentado nelas entre garfadas, conversas e bons vinhos a acompanhar. Ficámos nas mãos da chefe de sala que prontamente nos presenteou com as entradas. Carpaccio em salmoura com maionese fumada, tártaro com batata palha e gema de ovo, uma fenomenal cecina fatiada (presunto de vaca) e os croquetes de carne com molho de cebola fumada abriram as hostilidades juntamente com o pão, manteigas e paté de figado tudo feito "in loco".




Nas carnes, tirando os inevitáveis lombo e entrecôte sem osso (que foi o que comemos) o grande destaque vai para as peças de partilha. Cowboy steak com 700g, T-Bone com o mesmo peso, Chuletón e Tomahawk Ribeye Steak de 1Kg e uma maravilhosa Rabada de 1,5Kg que alimenta praticamente uma família são o ex-libris da casa. Todas elas maturadas, todas elas devida e divinamente bem cozinhadas, ao ponto, ou ao gosto do cliente. 



Mas a carne não se quer só e a acompanhar existem diversas opções, como o puré de batata trufado, o grão com enchidos e mão de vaca, os legumes grelhados e os brócolos para uma opção mais saudável e as chips de batata e a batata doce assada no forno para um acompanhamento mais guloso e de substância. A juntar a isto os molhos são o complemento ideal para aguçar o palato. Aioli, rábano, mascarpone, bearnês e BBQ são apenas algumas das opções.



Apesar de não ser no atual centro "cool" da cidade, o Rib Beef & Wine Porto é sem dúvida um dos grandes restaurantes desta cidade. É aconselhável fazer a reserva e a mesma pode ser feita para o 966 273 822. Está aberto todos os dias das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h. 

Recomendamos irem cedo para beberem um copo e trocarem umas palavras com o Tiago e com o Pedro.


Bom apetite.