Pages

De comer à mão.

As regras de uma boa etiqueta dizem que a uma mesa deve-se usar sempre os talheres mais adequados ao que se está a comer. Nós gostamos de usar as nossas regras e como tal de usar as nossas mãos para levar os alimentos à boca. Mas calma pessoal, usamos as mãos quando estas são para ser usadas. Recentemente fizemos um pequeno roteiro sobre aquelas coisas que têm mesmo de ser devoradas à mão, sobre o risco de o sabor não ser o mesmo. Até porque nada bate o lamber do molho nos dedos quanto este está a escorrer!



Boa Bao
Comecemos por um dos nossos guilty pleasures do momento. É nos restaurantes Boa-Bao que se faz um dos baos mais gulosos e decadentes que se come no nosso país. Fofo q.b. e com a textura ideal. É a sua cor negra que mais chama a atenção mas é na primeira dentada que nos percebemos que o robalo é o centro das atenções. Um brilhante filete de robalo com rabanete amarelo em conserva e uma cremosa maionese picante a envolver tudo. O bom? É que vem duas porções por pedido. O mau? É que é difícil não pedir mais de tão bom e guloso que é.

Rossio Gastrobar
Passemos ao "the place to be". É no Rossio Gastrobar que podemos degustar uma fantástica Katsosando de presa ibérica, pickle de cebola roxa e coentros. De inspiração japonesa esta sandes é o snack ideal para acompanhar uma bebida ao fim de tarde e lambuzar os dedos todos. Carne no ponto crocante tal como deve de ser, pickles equilibrados e a frescura dos coentros que é impossível resistir. A qualidade? Dessa não há dúvidas, toda a carta tem a mão de João Rodrigues do Feitoria e a execução de João Correia.

Tapisco
É de outro chefe com estrela que vem a proposta seguinte, mas relaxem, conseguem encontrar facilmente este petisco nos restaurantes Tapisco ou no Balcão na Gourmet Experience do El Corte Inglés. O prego de choco frito é sem dúvida uma boa homenagem às terras de Setúbal. Não vamos fazer comparações, pois choco frito, é choco frito, mas colocar esta iguaria numa sandes em pão negro e envolver a mesma numa cremosa e fresca maionese de coentros com lima é qualquer coisa de divinal.

Pistola y Corazon
Falar de comer à mão e não incluir o espaço que revolucionou este conceito em Lisboa, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. É no Pistola y Corázon que se aprende a "comer sin verguenza". "Al pastor" ou "Pescado" são os nossos tacos favoritos mas na realidade todos eles são bons e recomendam-se. O picante é servido à parte, em taças separadas e com diferentes intensidades. Recomendamos ir devagar para não ser logo um murro no estômago mas uma coisa é certa não podem sair sem lamberem os dedos.