Pages

Aconchego Carioca - A "cutucada" da comida de conforto no nosso estômago

Fevereiro chegou e não podíamos deixar de passar este primeiro dia do mês que nos traz o Carnaval para informar que nunca foi tão fácil ir até ao Rio de Janeiro. Bem, não é propriamente de uma viagem física que vos vimos aqui falar mas sim de uma viagem de sons e sabores. Por isso aconcheguem-se, ponham um "sambinha" a rolar e vamos nessa.


Para quem ainda não sabe a popular Chef Katia Barbosa fez as malas e saiu do Rio em direção a Lisboa com o seu Aconchego Carioca. O destino final foi o primeiro andar do Bairro do Avillez, onde já tinha estado a Cantina Peruana e onde a Chef Katia terá toda a simplicidade da cozinha popular Carioca num "pop up" que já está e continuará a dar que falar até ao próximo dia 14 de março.




A escolha é simples, até porque "comida é afeto". Num menu único de terça a sábado, os comensais são brindados por uma sequência de entradas onde estão bem presentes os melhores snacks do Rio. No couvert chega o pão de queijo, o biscoito de polvilho, as pipocas salgadas que descem bem com um "chope" e o torresmo. O campeão e rei da casa mãe bolinho de feijão chega acompanhado por uma mini caipirinha, ou batidinha de limão. Uma deliciosa almofadinha de queijo coalho e requeijão com massa de tapioca. Um bolinho de abóbora com carne seca é o senhor que se segue, recriando numa versão carioca um clássico nordestino de jabá com jerimum. O nosso favorito foi o pastel recheado com costela bovina mas não podemos deixar de falar das casquinha de caranguejo cheia de carne fresca e desfiada deste crustáceo. Acreditem que se fecharem os olhos e derem uma garfada vão sentir-se como se tivessem em pleno Leblon.


Seguem-se dois pratos principais de deixar água na boca só de pensar neles e na quantidade de sabor que trazem. Primeiro um bobó de camarão com tudo a que temos direito. Uma boa porção de camarões refugados envolvidos em leite de côco e mandioca num molho que abraça na perfeição o arroz branco no qual é servido. Para completar não podia faltar a típica farofa de dendê. Seguido de um prato tradicional de nome baião de dois, onde o arroz, o feijão de corda, o bacon, a linguiça, a carne seca ou de sol e o queijo coalho habitam em plena harmonia com o aipim ou mandioca frita. Sabor, sabor e mais sabor numa pequena travessa que apesar de já estarmos satisfeitos dá vontade de devorar sozinho.


Por último e para que tenhamos uma experiência doce mas sem enjoar, queijo de minas com goiabada cremosa e um leve bolinho pudim de tapioca e leite de coco com calda de melado e cachaça envelhecida encerram a sessão.



Mas a brasilidade do Aconchego Carioca não se fica pela comida. A bebida está bem presente e o menu além de incluir já água e café, inclui também uma carioquissima de cachaça Anumará. Para quem gosta de variar e experimentar cocktails com cachaça, recomendamos sem dúvida a Dona Flor, com cachaça envelhecida Seleta, manga, manjericão e malagueta; ou a Aconchegada, também com cachaça envelhecida Seleta, goiaba e eucalipto. Bebidas fáceis de beber e que vão bem com todo este aconchego.


E como Brasil não é Brasil sem samba no pé, de quinta a sábado há também música e dança ao vivo. O Aconchego Carioca está aberto de terça a sábado ao jantar das 19h às 24h servindo exclusivamente o menu aconchego pelo valor unitário de 30€. Ao sábado abre também ao almoço das 12h30 às 15h servindo exclusivamente um buffet de feijoada à brasileira com entrada, feijão preto, carnes salgadas, couve à mineira, farofa, aipim frito, laranja, sobremesas, uma caipirinha, água e café pelo valor de 35€ por pessoa. O bar de caipirinhas funciona nos mesmos dias e horários que o "pop up".

Bom apetite.