Pages

Calistenia, o treino que todos precisamos.

Treinar sem termos de entrar num ginásio? Sim é possível. Cada vez mais a rotina física diária faz parte da nossa vida. De um modo mais frequente ou intenso, até à simples caminhada ao final do dia todos nós tentamos não nos rendermos aos sofás lá de casa que tanto nos gostam de abraçar e envolver no seu conforto.


Mexer o esqueleto e a musculatura só trás vantagens, por isso correr, ficar de pé, agarrar, empurrar são apenas alguns dos movimentos do dia-a-dia, mas que realizados ritmicamente ajudam a exercitar grandes grupos musculares, por isso decorem bem esta palavra CALISTENIA.


A palavra calistenia vem do grego antigo kalós que significa "belo", enfatizando a perfeição pelo corpo humano, e sthenos que significa "força", seja ela mental, coragem ou determinação. A prática da Calisténia foi inicialmente registada na Grécia antiga e usada pelos espartanos na Batalha das Termópilas. Esta prática, consiste numa variedade de movimentos que exercitam grandes grupos musculares - movimentos motores grossos - e ao serem realizados de forma rítmica e com equipamentos mínimos, destinam-se a aumentar a força, a preparação física e a flexibilidade, usando o peso do corpo como resistência.


A Calistenia Portugal Fit, nasce de um projecto que começou a dar os seus primeiros passos durante o mês de Maio com um conjunto pequeno de amigos ligados ao personal training e ao fitness. "A comunidade cresceu entre amigos e tem vindo a ganhar adeptos por todo o país, originando lives e conteúdos interactivos com outros adeptos da modalidade", afirmam os fundadores (Hugo Ferreira, Samuel Saraiva e Kiko Cabrita).


"O controlo do próprio peso corporal, o desafio da gravidade e os resultados estécticos tornam esta modalidade a maior tendência mundial de fitness do momento"
, concluem. A calistenia urbana está sustentada em rotinas de exercícios em áreas urbanas, onde grupos treinam para realizar habilidades calisténicas avançadas: musculação e vários movimentos de estilo livre, sendo uma das grandes referências mundiais, Frank Medrano.


Dado que o projecto começou a tomar proporções maiores, bem como entrámos numa nova estação do ano, surge a necessidade de inaugurar um espaço físico, na região de Lisboa, em meados de Novembro. As inscrições são efectuadas através do site da marca ou via mensagem directa no perfil de instagram: @CalisteniaPortugal.Fit. 


Não fiquem de fora.