Pages

Wine Corner - Os vinhos José Maria da Fonseca a copo e para partilhar.

É na outra margem do Tejo, na margem certa como muitos dizem, mais precisamente em Vila Nogueira de Azeitão que abriu o novo Wine Corner by José Maria da Fonseca, integrado na Casa Museu José Maria da Fonseca. Este espaço traz consigo um novo conceito detido pela José Maria da Fonseca, sendo ele de partilha de petiscos, com destaque para pratos regionais criados pelo Chef convidado Luís Barradas. Para acompanhar todos os vinhos da José Maria da Fonseca, à garrafa ou a copo, o espaço propõe várias opções gastronómicas.


O Wine Corner by José Maria da Fonseca é o novo restaurante da produtora de vinhos, integrado na Casa Museu, na “Casa do Canto”. Este será um espaço descontraído que proporciona uma experiência completa, onde os visitantes poderão experimentar todo o portfólio de vinhos, num ambiente que reflete da empresa, acompanhada por pratos simples e regionais com um twist gastronómico. Segundo a responsável de Enoturismo e Comunicação da José Maria da Fonseca, Sofia Soares Franco: “Com a criação deste novo espaço, a José Maria da Fonseca pretender reforçar os laços emocionais com os seus consumidores e proporcionar momentos de partilha onde o vinho tem um papel central. O Wine Corner, para a família conhecido como a antiga “Casa de Canto”, vem reforçar a nossa oferta de Enoturismo e proporcionar uma experiência completa a quem nos vem visitar, uma experiência onde os vinhos se aliam a uma oferta gastronómica inspirada na região.”


Num espaço onde se respira a tradição e a região, aliadas à modernidade e inovação, a José Maria da Fonseca convidou um grande embaixador gastronómico de Setúbal para desenhar a carta, o Chef Luís Barradas. Luís Barradas é proveniente de Setúbal, cidade que o viu nascer e é nas viagens pelo mundo que se inspira para as suas criações gastronómicas, cultivando memórias olfativas que se mesclam com as da sua infância passada entre Setúbal, Azeitão e Palmela, formando um triângulo gastronómico incrível com o mar e a serra a pautar a paisagem. Na carta criada para o lançamento do Wine Corner by José Maria da Fonseca, o Chef brinda-nos com diversas opções gastronómicas.



Para entrada, o Chef sugere pão regional, tábuas de queijos e enchidos nacionais e ainda uma trilogia de Tártaros. Nos pratos do Mar, entre as opções, temos um Tataki de Atum, migas de tomate, piso de coentros e poejo; o típico Choco Frito com maionese e lima; Pesca do dia, Carolino de limão, bivalves, alófitas e algas do Sado. Para pratos da Serra, o Chef apresenta um carpaccio de novilho; Presa de porco ibérico, molho de pimentos, ameijoa, coentros e um Cremoso de cogumelos, queijo de Azeitão curado 12 meses. Como sobremesa, não podia faltar a famosa e típica Torta de Azeitão, uma Mosca na Mousse e ainda Pera bêbeda, crumble da Piedade, gelado de queijo de Azeitão com redução moscatel José Maria da Fonseca.



Os pratos são para partilhar e harmonizam com um portfólio de vinhos que abrange desde vinhos brancos vibrantes a brancos frescos e aromáticos, brancos secos e minerais, brancos complexos e com estrutura; Tintos jovens e frutados, tintos com estrutura e tintos icónicos. Para os apreciadores de rosé, existe ainda uma seleção de “A vida em Rosé”. A José Maria da Fonseca brinda-nos também nesta carta com cocktails, espumantes, sangrias frutadas e refrescantes, vinhos sem álcool, uma vasta e especial seleção de moscatéis e aguardentes. Toda esta seleção é proveniente de 5 regiões diferentes: Península de Setúbal, Alentejo, Douro, Dão e Vinhos Verdes.


O nome do espaço não é um acaso, tem uma história. O espaço está integrado no que foi, outrora, a casa da família Soares Franco e é atualmente a Casa Museu José Maria da Fonseca. Localizado num dos cantos do enorme edifício, conhecido antigamente pela “Casa do Canto”, este espaço renasce agora como um canto dedicado ao vinho e à história de uma empresa familiar com quase 200 anos de história.


O Wine Corner by José Maria da Fonseca terá disponibilidade para 100 lugares sentados e dispõe de duas salas interiores e duas esplanadas cheias de luz. Está aberto aos almoços e jantares das 12h às 22h ao público em geral e aos visitantes da Casa Museu. Façam a vossa reserva para o 212 191 366.