Pages

Vinhos a não perder.

É verão e com a chegada da estação mais aguardada do ano a sede aumenta. De um modo simples e bastante ligeiro partilhamos convosco o que temos andado a beber de norte a sul do país. Tintos e brancos que nos alegram o espírito de convívio e que caem bem nos nossos copos.



A prestigiada Casa Relvas lançou recentemente o seu primeiro vinho DOC. Redondo DOC 2019 é um tinto leve mas com o Alentejo bem marcado. Castelão, Trincadeira, Aragonez entre outras vivem em harmonia em cada garrafa. De cor leve a lembrara rubi, muito aromático, com notas balsâmicas acentuadas. Rico e complexo com uma acidez muito elegante. Aromas a frutos vermelhos, especiarias e notas de balsamo. Acompanha facilmente pratos de caça e bons guisados, mas também fica bem com enchidos que foi como o bebemos. Atenção quando referimosque era um tinto leve onde se sentia bem o Alentejo, é porque não parecendo tem um teor alcoólico de 14%. Recomendado.


Do Alentejo para a Beira Interior, mas ainda nos tintos. Hélder Cunha dispensa apresentações. É sem dúvida o Enólogo que melhor conhece os "terroirs" do nosso país, produzindo vinhos um pouco por toda a parte. Destacamos o 1808 Portugal Reserva Beira Interior DOC Biológico Tinto. Este vinho biológico apresenta uma cor vermelho profundo e no paladar, mirtilos e café com chocolate. Equilibrado com estrutura firme tem um final persistente e guloso. Vinho para as refeições de dia a dia vai bem com tudo o que se coma sem termos de entrar em grandes técnicas culinárias. Nós bebemos com favas e só temos pena que não houvesse mais. Com um teor alcoólico de 13% no nosso entender deve beber-se um pouco mais fresco que a temperatura ambiente.


Descendo à Península de Setúbal passamos para um branco fresco e pujante. Doce e agradável o João Pires 2020 da José Maria da Fonseca faz relembrar o João Pires de antigamente. Um vinho superior, produzido com a casta Moscatel de Setúbal. Distingue-se pelo seu perfume único marcado por notas florais intensas e pelo seu paladar fresco e equilibrado. Ideal para acompanhar pratos leves, ou servir como aperitivo. Com um teor alcoólico de 12% é a companhia ideal para estes dias mais quentes e para se beber sem grandes preocupações.


Terminamos no Dão com o Field Blend Branco da 2018 da Quinta da Ramalhosa. Vinho elegante e que define bem a região onde é produzido. Acidez presente e vibrante torna-se guloso na boca e casa na perfeição com pratos de mar tal como peixes e mariscos. Acompanha também um bom prato de queijos e frutas da época. Tem um teor alcoólico de apenas 12% o que o torna mesmo muito fácil de beber.