Pages

A Matéria está de volta ao Feitoria.

Eis o triângulo produtor, produto e chef. A Matéria que os une. O chefe João Rodrigues e a equipa do Feitoria desafiam chefs internacionais numa viagem à descoberta da Matéria. O chefe convidado vem explorar diferentes produtores e produtos que caracterizam Portugal, sejam eles mais ligados às planícies quentes do Alentejo, ou ao mar revolto das Berlengas. A que sabe o alimento? De onde veio? Que história carrega? Cada chef vem caçar, pescar e ter contacto com quem todos os dias faz chegar os melhores ingredientes ao Feitoria e ao menu Matéria. O destaque? O enorme respeito pela matéria-prima.


Para culminar, de volta a Lisboa fecha-se o triângulo. Os dedicados produtores rumam à capital para se darem a conhecer e ao seu árduo trabalho diário. O chef convidado elabora com o chef João Rodrigues e equipa do Feitoria para criar um menu irrepetível, em que cada ingrediente descoberto está presente. Para os chefs internacionais é um desafio, uma vez que é a primeira vez que preparam muitos dos incríveis produtos portugueses. Os menus, esses só são revelados na noite do jantar e diferem para cada chef.


Kamilla Seidler é a próxima convidada. Conhecida na área gastronómica pela sua grande paixão e compromisso social, fazendo parte da equipa do restaurante Gustu na Bolivia e de um projeto escola-cozinha chamado Manq’a fornecendo conhecimento, empregos e esperança a uma geração de jovens, que de outra forma poderiam não ter um futuro muito promissor. Durante o ano de 2017, com apenas 1% de Mise en Place preparada, a chefe “The Dane of Andes” – como é conhecida – combina os sabores do seu país de origem, a Dinamarca com produtos locais, repleto de diferentes culturas e sabores numa expedição pelos cinco continentes, onde a missão é divulgar e dar a conhecer a gastronomia da Bolívia enquanto descobre novas cores e colaborações inesperadas. Em 2016 foi considerada a melhor Chefe da América Latina, pelos "World's 50 Best ".


Os sentimentos que se transmitem nestes jantares exclusivos, no Feitoria onde a Matéria assume o papel principal de todos eles. Mais do que cozinhar, os chefes vão ao encontro da Origem, ao encontro dos Produtores, envolvendo-se na busca pelos melhores produtos desafiando-se a si próprios, para um jantar surpreendente e que põe à prova todos os sentidos.


Com um enorme respeito pela Matéria e a sua sazonalidade, o quinto jantar será dedicado aos produtos da região do Algarve, onde o Atum vai ocupar o lugar de destaque entre outros produtos, transpondo para o prato os sabores e aromas portugueses desta estação. 
Uma experiência irrepetível e exclusiva que se vai realizar no dia 18 de Outubro, pelas 19h30m e que tem um valor de 125€ por pessoa. 

Pode fazer a sua reserva por aqui, ou através do telefone 210 400 200.