Pages

Trópico do Cais - Boas vibes no Cais do Sodré

É no número 2A da Rua da Moeda em pleno Cais do Sodré que existe uma espaço de cozinha simples e honesta que nos leva além fronteiras a cada garfada que damos. Falamos do Trópico do Cais um pequeno oásis cheio de tropicalidade de boas vibes e com uma playlist que nos convida a ficar por lá pelo ser\ao fora.


Sobre a alçada culinária de Pedro Hazak e inspirado numa cultura exótica e colorida, que mistura influências das gastronomias sul-americana e asiática, o Trópico assume-se como uma marca jovem que pretende oferecer refeições de qualidade num espaço autêntico e acolhedor.


Tártaro de novilho, Ceviche Misto (peixe branco, camarão, leite de tigre com leite de coco), Filé com queijo (sanduíche com pão francês, lombo de vaca e pasta de queijo), Nasi Goreng (arroz frito, legumes asiáticos, frango e ovo) e Brownie de paçoca com bola de gelado de amendoim são algumas dos fantásticos pratos que vão buscar inspiração às cozinhas do Brasil, como é o caso do Filé, e da Indonésia, mais concretamente de Bali, como é o caso do Nasi Goreng. Tataki de atum com puré de abacate (talvez dos pratos com maior sucesso no Trópico), Gyozas, Tártaro de salmão e Yakisoba de camarão são também opções frescas e de conforto. Sem querer assumir-se como um restaurante saudável, o Trópico reflete essa preocupação nos seus pratos e nos ingredientes que usa. Pokés, açaís e sumos naturais complementam a carta. 


"O meu desafio é manter a qualidade que caracteriza o Trópico do Cais e introduzir novos pratos ao longo do tempo que reflitam o conceito e a génese do restaurante", afirma Pedro Hazak, que já passou por restaurantes como o Bairro do Avillez, O Asiático, Mami Organic Food e Zazah.


Francisco Tavares, um dos sócios do espaço, explica que o Trópico do Cais apresenta pratos mais elaborados, quentes ou frios, intitulados como as especialidades do Chefe, e pratos mais pequenos feitos para serem partilhados com a família ou os amigos e acompanhados com sumos de fruta naturais ou cocktails exóticos.


O Trópico do Cais nasceu da vontade de quatro amigos, habituados a viajar e a conhecer o mundo gastronómico, de criarem algo fora da caixa na cidade de Lisboa. Um balcão virado para a cozinha com capacidade para 10 pessoas e 2 mesas altas junto à janela tornam o ambiente descontraído e acolhedor. A esplanada é uma excelente alternativa para os dias e noites mais quentes. Ao fim de semana, e após o jantar, o Trópico do Cais vira meeting point e é uma fantástica opção para beber um copo entre amigos.