Pages

E o vencedor do World Class Portugal 2019 é...

Foi na passada quarta-feira, dia 10 de julho, que rumámos a Barcelona para assistir à  segunda final Ibérica da mais afamada competição de cocktelaria no Mundo: a World Class Competition. 6 concorrentes portugueses e 10 concorrentes espanhóis competiram entre si para ver quais seriam os vencedores e respetivos representantes das suas bandeiras na final global que se irá realizar em Glasgow, no mês de setembro.


Todos os concorrentes foram sujeitos a 3 provas distintas. Uma mistery box que continha ingredientes aleatórios e onde os concorrentes tinham 30m para elaborar uma bebida digna do World Class, tendo também à sua disposição todo o portfólio reserve da Diageo. Uma prova cega onde tinham de identificar as três bebidas presentes nos copos e falar sobre as mesmas aos jurados. E por último um speed challenge onde era pedido a criação e serviço de 6 cocktails previamente escolhidos pelos jurados em apenas 8 minutos de uma lista inicial de 12 clássicos. 


Seis finalistas, um painel de jurados exigente, mais de cinco horas de tensão e três provas desafiantes, numa emocionante competição de onde apenas poderia sair um único vencedor e ser consagrado o melhor barman em Portugal pela World Class Competition. Após reflexão, o extenso júri formado por alguns nomes como os de João Rodrigues, melhor barman portugês em 2016; José Maria Robertson, melhor barman português em 2015; Carlos Santiago, representante da World Class Portugal e melhor barman português em 2017; Nélson de Matos melhor barman português em 2018; Luca Anastasio, barman de renome espanhol e proprietário do rooftop do Hotel Emperador em Madrid; Giacomo Giannotti outro barman de renome e head bartender no famoso Paradiso em Barcelona e pela primeira vez como jurado Ramón Perisé, da equipa de P & D da Mugaritz, que tem colaborado com a World Class e que este ano tem um projeto que combina a alta coquetelaria com a cozinha de excelência, entre muitos outros, atribuíram o tão aguardado troféu a José Mendes, do The Royal Cocktail Club no Porto. Por parte de Espanha o vencedor foi Borja Goikoetxea do Paradiso em Barcelona. Quanto aos Coaster Awards, Portugal ainda arrecadou a melhor abertura do ano para o Monkey Mash em Lisboa e a melhor experiência de luxo para o espaço JNcQUOI também em Lisboa.


A todos os que não conseguiram sagrar-se vencedores desta prestigiada competição não o encarem como uma derrota pois se à profissão e arte onde a camaradagem ainda existe é sem dúvida no mundo do bar. O facto de estarem presentes entre os melhores já é muito bom, por isso não desanimem e continuem a criar bebidas únicas como sempre o fizeram pois para o ano há mais e contamos ver-vos por lá.