Pages

Rossio Gastrobar - Onde a elegância e a descontração andam de mãos dadas.

Juntar toda uma cena de bar a uma gastronomia de qualidade já não é novidade nenhuma, mas fazê-lo bem feito não é tarefa fácil. É no 7º andar da ala recentemente inaugurada do Hotel Altis Avenida que João Rodrigues (prestigiado chef do Restaurante Feitoria no Altis Belém), voltou a unir ideias com João Correia (chef residente do espaço) e criaram uma das melhores cartas de Gastrobar que esta cidade já viu.


O Rossio Gastrobar é, acima de tudo, um bar. E bem acima de tudo, não ficasse no sétimo  andar. Com uma vista ímpar de rio e do centro histórico lisboeta, tem uma componente gastronómica que o diferencia dos bares que conhecemos: oferece uma proposta de comida diferente, atraente, com uma identidade própria que será construída e atualizada ao longo dos tempos pela visão do chef João Rodrigues e sempre com o apoio do chef João Correia. A linha de pensamento é a mesma que se pratica no Feitoria, restaurante com uma estrela Michelin que fica no Altis Belém Hotel & Spa: respeitar o produto, respeitar as estações.


Sazonalidade e grande qualidade do produto português ou não (80 a 90% dos produtos são nacionais, mas sem fundamentalismos), são, pois, o bastião do Rossio Gastrobar. O chef quer ainda implementar uma dinâmica de serviço mais descontraída, manter uma ligação directa ao Feitoria não na forma mas no conteúdo. À boa comida e bebida, junta-se um terceiro elemento: a música. Com uma playlist de autor em sintonia com o espaço e a presença de um DJ três vezes por semana, de quinta a sábado, o Rossio Gastrobar define-se como o sítio ideal para começar, passar, ou terminar a noite. 


Rigor na sala e sabores na mesa. Descontração não é sinónimo de desleixo, é apenas estar mais próximo. Tudo foi tido em conta, desde a excelente decoração, às loiças onde os pratos são servidos. O bar, sobre os comandos de Flavi Andrade é um diamante em bruto que toda a Lisboa tem de conhecer. As bebidas que a equipa cria não são meros clássicos da coquetelaria, são adaptações e recirações criadas por quem sabe e para quem aprecia. Bebidas frescas, secas, de sabores únicos e confeções "caseiras", não só dos xaropes, mas também dos sumos naturais ou fumados cujos aroma predominam no ar. Mas não pensem que é só cocktails. A carta de vinhos é extensa e devidamente selecionada por André Figuinha, o sommelier do Feitoria e um dos melhores em Portugal.


Da cozinha, o esperado. Pratos criativos e descontraídos. A carta  do  Rossio  Gastrobar  convida  à  partilha  e  à  utilização  de  talheres orgânicos: as próprias mãos. Nela encontramos alguns clássicos do Feitoria, como os crocantes de camarão, croquetes de touro com coentros e mão de budha e as falsas cerejas. Seguem-se as bowls com o tártaro de arouquesa a ser servido (ou não) com caviar e uma proposta vegetariana: salada de couve-flor, sésamo, grão e avelã. 


Cavala, peixe da estação tido como menos nobre, também integra a lista acompanhada por maçã, aipo e pepino. Uma sandes de katsu sando de inspiração japonesa junta uma crocante presa ibérica a um pickle de cebola roxa e coentros. Destaque ainda para uma pizza surpresa, porque é uma pizza que não parece uma pizza mas sabe a pizza. O mistério só se resolve na mesa. 


Na secção de conforto entram os pratos que aconchegam ainda mais o estômago, como a lula com cogumelos shiitake e molho de manteiga cítrico ou o arroz carolino de carabineiro do Algarve (por vezes impossível de partilhar). Nas sobremesas, destaque para o chocolate com avelã e fava tonka e o caramelo com banana e bolacha Maria, qualquer um deles ideal para mergulhar a colher no final da refeição.  


Aberto todos os dias das 12h30 à 01h é sem dúvida o sítio ideal para um almoço de negócios ou para um jantar em boa companhia. Não é o sítio mais calmo da cidade mas é sem dúvida um dos mais cools e com boa vibe. De preço moderado e nada proibitivo, uma refeição média ronda os 30€ por pessoa já com bebida. 
As reservas podem ser feitas para o 210 440 018 ou para aqui

Não percam.