Pages

Baião a Lisboa a uma Mesa de Distância.

Estão de regresso as Mesas Bohemias. É já de 29 de novembro a 1 de dezembro que a Casa das Galeotas no 110 da Avenida da India, recebe a 5ª e última edição de 2019 das Mesas Bohemias. O jantar de sexta-feira já esgotou, mas ainda podem desfrutar da experiência cervejeira e gastronómica inesquecível no sábado (30 de novembro) ao jantar ou domingo (01 de dezembro) ao almoço. Esta edição traz o Restaurante Pensão Borges a Lisboa para servir entre outras coisas o famoso Bazulaque e Anho no Forno. 


O restaurante da Pensão Borges assenta numa cozinha caseira regional, em forno a lenha, que faz as delícias de todos os visitantes. São muitas as especialidades, mas é o Anho Assado que justifica as romarias ao domingo. Localizada em Campelo, sede do Concelho de Baião, a Pensão Borges foi fundada em 1934 pela família Trindade e Teresa Borges. Nada como os enchidos do Norte para abrir o apetite para uma boa refeição. A frescura da Bohemia Pilsener vai combinar na perfeição com a Linguiça e a Moira, mas também com algo com que se identifica a Pensão Borges, o seu Salpicão de Língua. Segue-se o famoso Bazulaque, que é a receita que se preparava nos dias de casamento para ganhar energias nas longas deslocações, que iam de casa à igreja ao lugar da celebração. Um prato de sustento e de festa, que por ser feito em tacho e ter os sabores caraterísticos da região, combina muito bem com as notas tostadas da Bohemia Bock, e nesta combinação perfeita nasce a melhor Boa-Vinda que se pode dar a alguém. 


O amargor da Bohemia Puro Malte faz o pairing perfeito com o Escabeche de Lúcio-perca, um dos pratos icónicos da Pensão Borges. Nesta região os peixes do rio ganham destaque na mesa e é esta arte e paixão da pesca de rio que a Pensão Borges coloca nos seus pratos. O prato estrela desta edição elegeu a Bohemia Original, que com as suas notas de caramelo e suavidade, acompanha este prato com muita distinção. Este é o prato dos pratos de conforto. O Anho (cordeiro) no Forno, com batatas assadas e arroz. É a maridagem perfeita para uma noite em que recordamos o melhor da região. Para terminar da melhor maneira só faltava o Creme de Água Queimado. Como bom creme queimado, as notas a café da Bohemia Stout vão fazer a combinação perfeita para esta sobremesa. Receita da casa e que se diz ter mais de 70 anos, e de origem por volta da Grande Guerra e do seu racionamento. Fazem com água, em vez de leite e aqui podemos sentir o orgulho e a delícia deste engenho. 


O mais importante de tudo é que este menu que também inclui cervejas Bohemia, água e café, fica apenas a 30€ por pessoa. Podem comprar as vossas entradas aqui.