Pages

E as Estrelas Foram Para...

O desejado voltou a não acontecer. Ainda não foi desta que um dos até então 6 restaurantes com duas estrelas ascende ao galardão máximo do prestigiado Guia Michelin, contudo 2019 trouxe novas entradas, subidas de galardões e percas deste simbolo gastronómico que vale o que vale mas que todos o ambicionam. De valorizar a continuação da descentralização culinária onde mais locais sem ser o Porto, Lisboa e o Algarve começam a ganhar notoriedade.



O desejado não aconteceu, mas Portugal superou-se a si próprio. Eram 32 e agora são 34 as estrelas que moram nos 27 restaurantes portugueses premiados. Quatro novas entradas, uma ascensão a duas estrelas e 3 saídas do guia. Comecemos pelas novidades. Mesa de Lemos de Diogo Rocha em Viseu recebe finalmente o estrelato, fruto de meia dúzia de anos de trabalho de excelência. Descemos ao Algarve à zona de Sesmarias em Vila Nova de Cacela para premiar o Vistas onde está Rui Silvestres (que já tinha conquistado a estrela enquanto Chef do Bon Bon no Carvoeiro). Subimos a Lisboa para presentear duas aguardadas entradas. Epur de Vincent Farges e Fifty Seconds by Martin Berasategui, liderado por Filipe Carvalho atingiram a noite passada o estrelato. Os nomes de amobos os chef's rimam com estrelas por isso mesmo sendo uma novidade acaba por não ser uma surpresa.



A grande vitória deu-se em Leça da Palmeira onde Rui Paula conquistou a segunda estrela para o seu Casa de Chá da Boa Nova, igualando assim Ricardo Costa do The Yeatman, detentor até ao momento do único duas estrelas na zona Norte do país. Como nem tudo é perfeito este ano houve 3 restaurantes que deixaram de constar no guia. Henrique Leis de Henrique Leis em Almancil, Willie's de Willie Wurger em Vilamoura e L'And Vineyards em Montemor-o-Novo, vão pelo menos passar um ano fora das contas, o que não significa que tenham ficado maus, apenas não se enquadram no que o guia pretende. Neste rectângulo à beira mar plantado que tanto nos deixa orgulhosos são agora 27 restaurantes estrelados, dos quais 7 são de duas estrelas. Mas passamos a citar os vencedores, de norte a sul do pais, sem esquecermos a pérola do atlântico, a ilha da Madeira.



- The Yeatman - Chef Ricardo Costa - Vila Nova de Gaia **
- Antiqvvm - Chef Vitor Matos - Porto *
- Casa de Chá da Boa Nova - Chef Rui Paula - Matosinhos **
- Largo do Paço - Chef Tiago Bonito - Amarante *
- Pedro Lemos - Chef Pedro Lemos - Porto *
- Belcanto - Chef José Avillez - Lisboa **
- Alma - Chef Henrique Sá Pessoa - Lisboa **
- Eleven - Chef Joachim Koerper - Lisboa *
- Feitoria - Chef João Rodrigues - Lisboa *
- Fortaleza do Guincho - (Chef Gil Fernandes) - Cascais *
- LOCO - Chef Alexandre Silva - Lisboa *
- LAB by Sergi Arola - Chef Sergi Arola - Sintra *
- Ocean - Chef Hans Neuner - Armação de Pêra **
- Vila Joya - Chef Dieter Koshina - Albufeira **
- Bon Bon - Chef Louis Anjos - Carvoeiro *
- Vista - Chef João Oliveira - Praia da Rocha *
- Gusto by Heinz Beck - Chef Daniel Pirillo / Chef Heinz Beck - Quinta do Lago *
- São Gabriel - Chef Leonel Pereira - Almancil *
- Il Gallo D'oro - Chef Benoit Sinthon - Funchal **
- William - Chef Luis Pestana / Joachim Koerper - Funchal *
- Midori - Chef Pedro Almeida - Sintra *
- G Pousada - Chef Óscar Gonçalves - Bragança *
- A Cozinha - Chef António Loureiro - Guimarães *
- Mesa de Lemos - Chef Diogo Rocha - Viseu *
- Epur - Chef Vincent Farges - Lisboa *
- Fifty Seconds by Martin Berasategui - Chef Filipe Carvalho - Lisboa *
- Vistas - Chef Rui Silvestre - Sesmarias V.N. Cacela * 



Resta apenas dar os parabéns a todos os contemplados pela distinção, não só às novas entradas que são mais que merecidas, mas também aos que mantiveram tão distinto galardão pela continuação do bom trabalho. 34 salvas de palmas para todos vós.