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Wine2Help, um simpósio que se bebe até à última gota.

É já nos próximos dias 26 e 27 de março que vai acontecer o Wine2Help, o simpósio online que pretende reunir o setor vitivinícola para debater os principais obstáculos e oportunidades da indústria nacional do vinho, na realidade da pandemia e cenário pós-covid.


Sob o mote “Ouvir, Repensar e Agir”, a iniciativa promete ser uma verdadeira partilha de experiências e contributos de especialistas, direcionado não só para os profissionais da área, como para todos os interessados em saber mais sobre o setor. Além de um conjunto de debates temáticos, sobre temas da atualidade do setor, a iniciativa Wine2Help vai contar, também, com fóruns de apoio especializado a profissionais e consumidores, entre outras rubricas para quem procura saber mais sobre o mundo dos vinhos.


No primeiro dia do evento serão debatidos temas como “Marketing Digital no Setor do Vinho - Tendências e Estratégias”, “Enologia - Sustentabilidade, Tendências e Tecnologias” e ainda “Desafios das Empresas Produtoras no Mercado Nacional e Internacional”. Já no dia 27, “O Ensino à Distância no Mundo Vinho - Possibilidades e Desafios”, “Exportação - Evolução dos Mercados em Cenário Covid e Pós-Covid” e “Papel do Sommelier no Negócio do Vinho” serão as grandes temáticas em discussão. O Simpósio contará com nomes de peso ligados ao setor vitivinícola, como o de Ana Sofia de Oliveira (The Wine Agency), Cláudia Paiva (Quinta de Pancas), Cláudio Martins (Martins Wine Advisor), Frederico Falcão (Viniportugal), Gilberto Igrejas (IVDP), Gonçalo Patraquim (Turismo de Portugal), Luís Vieira (Grupo Parras), Osvaldo Amado (Global Wines), Sandra Tavares da Silva (Wine and Soul), entre outros. Tivemos a oportunidade de trocar meia dúzia de palavras com Rodrigo Quina, o organizador deste evento e partilhamos agora a conversa convosco.


- Começamos então por perguntar, o que é o Wine2Help?

- O Wine2Help é uma plataforma que nasceu na minha cabeça em 2017, com o objetivo de criar um negócio dentro do Setor do Vinho que tivesse a responsabilidade social na sua conceção. Acabou por tomar vida em 2021 como uma plataforma que pretende partilhar conhecimento e formação no Mundo do Vinho, quer dentro do Setor, como para o consumidor final.

- Qual o objetivo do Simpósio?

- O objetivo do Simpósio é Ouvir, Repensar e Agir. É importante debater os vários temas (e ficaram muitos de fora) com oradores experientes de vários setores do negócio do Vinho e até de fora. Conseguimos congregar um grupo de oradores de excelente qualidade e com backgrounds diferentes, vamos ter convidados de 4 continentes e o objetivo é acrescentar valor aos participantes.
O objetivo foi concentrar em 2 dias as conversas, e permitir que os interessados possam participar através de um valor acessível. Dividimos as vendas em 3 lotes, para que todos possam estar presentes e o valor da inscrição não seja uma barreira.
O Simpósio foi também pensado para que os participantes possam colocar questões e participar.


- Achas que a pandemia veio de algum modo fortificar o interesse pelo mundo vínico?

- Não sei. É sempre difícil ver um setor de dentro, as vezes é preciso estar de fora para ter essa perceção, não esquecer que os nossos feeds (quem está dentro do setor) de redes sociais, notícias, pesquisas, etc... se alimentam a eles próprios, então cada vez vemos mais Vinho. O que é excelente, mas pode dar uma impressão enviesada.
Já falando de números concretos, houve um aumento das exportações dos Vinhos DOP, houve um crescimento absoluto em vários mercados, com e-commerces e off trade muito desenvolvidos e fortes. Em Portugal acredito que o primeiro confinamento trouxe um consumo diferente em casa e as pessoas tiveram mais tempo para apreciar o que estavam a beber, mais tempo para conhecer a história dos produtores, assistir a lives nas redes sociais, ler mais, etc.
Então penso e espero que sim que o interesse tenha crescido!

- Qual a importância do sommelier na ajuda digital da escolha de um bom vinho?

- O Sommelier pode ter um papel fundamental no apoio digital, tanto ao criar propostas e informação para os consumidores online, como conteúdos didáticos. E pode ainda fazer um atendimento personalizado de recomendação para o que o cliente pretende.
Há clientes de restaurantes com grandes cartas de Vinho que solicitam a carta antes de ir, para poderem escolher com mais calma, não será o padrão, mas existem, e isso não deixa de ser um atendimento digital para finalizar presencialmente.


- Poderão as empresas ter algo a ganhar com o apoio numa boa venda online?

- Sem dúvida. O maior retalhista do mundo nasceu com um foco estratégico - satisfação do consumidor. É claro que no digital não basta ter uma pessoa a responder num chat, num mail ou num telefone (apesar de já ser um excelente princípio), é necessário analisar dados e agir de acordo com os mesmos. Dados combinados com intuição, conhecimento do mercado e um foco total no respeito e satisfação do consumidor, farão toda a diferença.

- Na tua opinião e relativamente ao mundo vínico que ação deve ser tomada já?

- A primeira ação é inscreverem-se no Simpósio Wine2help e beberem do conhecimento dos oradores, colocarem questões e participarem. E acompanharem com um bom vinho!
É uma pergunta muito difícil, mas o último ano mostrou uma capacidade de adaptação e resiliência que mostraram a garra do setor, penso que se essa mentalidade se mantiver, a aposta na qualidade e identidade e o trabalho de equipa se mantiverem.
Ainda recentemente me foi transmitido por um Presidente de CVR que um dos fatores mais importantes do sucesso da região, tem sido a união entre os produtores da região, permitindo assim um crescimento acima da média.

Muito obrigado Rodrigo.
Podem adquirir as vossas entradas no simpósio aqui.