Pages

E se Fernando Pessoa tivesse um Samsung Galaxy S21 Ultra 5G?

Lançado em 2011, o livro “Fernando Pessoa – Argumentos para Filmes” mostrou-nos uma nova faceta da vida e obra de Fernando Pessoa, o seu interesse pelo Cinema e pela sua dimensão artística na perspetiva do autor. Um livro que nos dá a conhecer seis argumentos originais (em português, inglês e francês) que refletem, na sua maioria, temas que todos reconhecemos do mundo pessoano, como as múltiplas identidades do ser e a curiosidade pela natureza humana.


O realizador e argumentista Pedro Varela e a Agência Uzina, juntaram-se à Samsung, para dar vida a um argumento escrito há quase cem anos por um dos maiores génios da Literatura portuguesa. A curta-metragem foi totalmente filmada com o novo Samsung Galaxy S21 Ultra 5G e estreou a 12 de maio.


Quantas facetas conhecemos de Fernando Pessoa? Foi poeta, filósofo, dramaturgo, publicitário, astrólogo, crítico literário, mas o que muita gente não sabe é que ele foi também argumentista. Com base no argumento "Note for a thriller, or film" escrito há quase cem anos, a Samsung desafiou o realizador Pedro Varela a dar vida a esta obra pessoana, através do sistema de câmaras do Galaxy S21 Ultra 5G. Assim nasceu O Ídolo, uma história onde intriga, mistério e suspense se cruzam com a disputa por um objecto precioso a bordo de um navio transatlântico. Curiosos? 


Para a produção do filme O Ídolo, foi recriada a Ecce Film, a produtora pensada por Fernando Pessoa com um logotipo desenhado pelo próprio, que seria responsável pela produção dos seus argumentos. O desejo de Fernando Pessoa de criar a Ecce Film foi agora cumprido. O Ídolo é escrito e realizado por Pedro Varela, com produção da Blanche Filmes.


O Ídolo nasce de um argumento inédito, escrito há quase cem anos, em que diversas personagens recebem a difícil missão de transportar um artefacto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque e Southampton. Este jogo arriscado, que mais parece um estudo sobre a natureza humana, é o ponto de partida de uma aventura onde ninguém é quem aparenta ser. A aventura, contada no formato de curta-metragem, tem a duração de 20 minutos, naquele que é o primeiro filme produzido a partir de um argumento de Fernando Pessoa, a chegar aos ecrãs.


A produção do filme decorreu durante 6 dias, entre Viana do Castelo, a Serra de Sintra e Lisboa, sendo que toda a ação nos remete para o ano de 1928. A realização e a escrita do guião estiveram a cargo do realizador Pedro Varela e o filme foi totalmente rodado com o novo Samsung Galaxy S21 Ultra 5G. O elenco conta com atores nacionais reconhecidos pelo grande público como Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães. O restante elenco é assegurado por participações internacionais.


“Quando me surgiu o desafio da Samsung e da Uzina para revisitar esta faceta praticamente desconhecida de Fernando Pessoa, não hesitei. Desde o primeiro minuto que senti o enorme privilégio e a responsabilidade de continuar uma ideia escrita há quase cem anos, por uma das nossas maiores referências culturais. Criar personagens e dar-lhes voz, esse é o lugar onde sou feliz, e aqui senti que partilhei esse momento com alguém que sempre foi uma gigante influência na minha vida. Fazer justiça ao que o Pessoa teria na sua intenção original, foi o meu único objectivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do desafio de filmar o filme através de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final.” refere o realizador Pedro Varela.


“A Samsung tem procurado assumir um papel muito relevante na criação e promoção de experiências através dos seus dispositivos. Numa altura em que cada vez mais os equipamentos se confundem entre si, torna-se imperioso traduzir de forma fácil e intuitiva aquilo que a nossa tecnologia oferece aos consumidores. A ativação de mensagens com as quais o público se identifica está na base da nossa criação de conteúdos e foi a partir desta premissa que decidimos apostar uma vez mais no eixo da Portugalidade. Este ano, e tendo em conta o contexto particular que vivemos, a Samsung enquanto parceiro de relevo no panorama nacional, quis destacar o papel da nossa cultura através de um dos seus autores mais representativos, Fernando Pessoa", afirma José Correia, Diretor de Marketing de Produto Mobile. 


Nos dias de hoje, registamos as nossas vidas e contamos as nossas histórias através dos smartphones - e é por isso que a câmara é um dos recursos mais importantes para o utilizador. O resultado final deste que é o primeiro filme de Fernando Pessoa é a prova da capacidade e versatilidade do Samsung Galaxy S21 Ultra 5G em evidenciar o melhor de cada imagem do início ao fim”.