Pages

Chutnify - Da India, com amor.

Depois de em 2017 ter aberto pela primeira vez as portas em Portugal, a marca Chutnify chegou em plena pandemia à Vila de Cascais. A abertura deste espaço era um sonho de Aparna, a mente por trás deste projeto. Aparna nasceu e cresceu na India, mas sente-se uma verdadeira nómada. Cidadã do mundo viajou por aqui e por ali, até que quando vivia em Berlim decidiu criar o Chutnify e abrir o seu primeiro espaço. Comida Indiana genuína onde o sabor e a qualidade da matéria toma conta do prato e onde cada alimento tem o seu sabor distinto.


A “rota de descoberta” do Chutnify em Portugal começou com a abertura do Chutnify Príncipe Real, na Travessa da Palmeira. Mais tarde surgiram então o Chutnify Canteen (conceito Chutnify adaptado à velocidade e espaço de um food court - no Norte Shopping, Porto) e o Chutnify Bairro Azul (que, se encontra temporariamente encerrado).


O Chutnify Cascais era um sonho de Aparna, uma “local" da vila, que aqui viu potencial para continuar a partilhar a sua herança cultural e todas as especialidades gastronómicas indianas. O Chutnify Cascais abriu então este Março, durante o confinamento, funcionando apenas para takeaway & delivery. Um enorme desafio, esta abertura em tempos de pandemia, mas que agora começou a entrar no seu ritmo próprio e a dar ainda mais cor à já famosa Rua Amarela. A decoração do Chutnify Cascais, foca não só no colorido da Índia mas também nos desenhos que figuravam nas antigas caixas de fósforos indianas que para quem não sabe são um objeto cultural típico. A zona de esplanada alargada senta cerca de 50 pessoas e é ideal para os dias quentes que já se notam e que esperemos que se expandam para as noites. No interior também se está confortavelmente com as grandes portas abertas para a rua que permitem a circulação de ar e nos dão a sensação de estar fora, mas dentro. Mas passemos à mesa que o apetite já aperta.


O Chutnify Cascais funciona em 3 momentos distintos com as seguintes cartas: Almoço - menu estilo Thali; Jantar - menu completo e Brunch - servido agora apenas aos domingos das 11h às 13h. Em todas as cartas, a autenticidade de sabores está presente. Muitas especiarias, tipos de refeição típicas, mas sempre com uma leveza e frescura genuínas - e longe do que podemos conhecer como mais “pesado” e “oleoso” da gastronomia indiana. O brunch é uma novidade exclusiva do Chutnify Cascais. Não sendo um menu “fechado”, podem escolher-se opções mais habituais de um brunch (como os ovos ou a granola que resulta de uma receita de família de Aparna), optar por uma dosa (um prato tradicionalmente consumido ao pequeno-almoço na Índia) ou até um Biryani ou um caril.



Ao jantar temos de destacar além das tradicionais samosas, o Aloo Tikki Chaat, uns leves rissóis crocantes de batata com especiarias, cobertos de uma mistura de grão de bico, chutneys e ervas frescas; uma verdadeira explosão de sabores. O Konju Curry, um fabuloso caril de camarão marinado com um toque de sementes de mostarda, gengibre e coco e acompanhado de arroz basmati. Por fim não podem sair sem experimentar o Tandoori Platter, um prato para partilhar onde consta uma unidade de cada prato Tandoor, acompanhado por um Pão Naan.



Mas o Chutnify em Cascais é mais que um bom restaurante Indiano, é também um bar onde podemos desfrutar de bebidas com e sem álcool, utilizando e reaproveitando quase tudo o que sobra da cozinha. O Punkha Bar, cujo nome é inspirado nos leques estilo ventoinha tradicionais da Índia (que se encontram no tecto do espaço), funciona integrado no Chutnify mas com uma “programação” independente. Todos os dias, das 18h às 19h, há a “Chutnify Chill Out hour” com bebidas e cocktails a preço especial (50% desconto) e uma zona lounge para se estar em pequenos grupos, os permitidos nesta fase, para além da esplanada. A carta de cocktails foi pensada para fazer uma integração com o conceito indiano Chutnify e usam, por isso, ingredientes frescos e especiarias típicas da gastronomia indiana. De destacar o Delhi Dhamaka que é um twist de Margarita com a frescura dos coentros, e o Snooty Ooty que é um twist de Negroni com um toque de café e menta.


O Chutnify está aberto de segunda a sábado, 12h00-16h00 almoço e 18h00-22h30 jantar, aos domingos das 11h00 às 13h00 para o brunch, das 13hh00 às 16h00 para o almoço e das 18h00-22h30 jantar. A happy hour no Punkha Bar funciona todos os dias das 18h00 às 19h00.

Bom apetite.