Pages

Vinhos a não perder.

Continuamos à descoberta dos muitos bons vinhos que se fazem no nosso retângulo à beira mar plantado. Desta vez vimos aqui falar-vos das novidades da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, bem como os mais recentes Taboadella. O Douro e o Dão em todo o seu esplendor e de uma forma bastante acessível nos nossos copos. Vinhos de qualidade e que certamente vão querer repetir.



Começamos pelo Dão com os vos Taboadella Villae. Encruzado, Bical e Cercial. Por um lado a exuberância, por outro o floral. Este Taboadella Villae Branco 2020 é sem dúvida um vinho a ter em conta. De acidez contida e vibrante, estrutura linear, intenso e com um final de boca longo, deixa-nos as papilas gustativas a vibrar por mais. Fresco, bem fresco de preferência, é sem dúvida um vinho que nos acompanha ao almoço e continua pela tarde fora. Com 13,5% de volume alcoólico, é ideal para saladas frescas, também desliza bem com peixes gordos grelhados.


Passamos agora ao Taboadella Villae Tinto 2019, onde 4 castas se abraçam para criar um vinho aromático e harmonioso. Tinta Roriz; Jaen; Alfrocheiro e Tinta Pinheira. tinta Roriz confere estrutura e músculo, o Jaen evidencia a sua garra natural, o alfrocheiro traz a mineralidade e a tinta pinheira demonstra os aromas de floresta e do bosque. Com os olhos fechados e no nariz sentimos força e natureza. Já na boca, os taninos estão bem presentes e permitem um final longo e intenso. Também com 13,5% de volume alcoólico, acompanha muito bem gastronomia típica e acima de tudo pratos de caça. Queijos de meia cura também casam bem.


Subimos agora até ao Douro onde a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo apresenta 3 novidades. Quinta Nova Rosé Colheita 2020. O Rosé é um convite a uma experiência de sabores. Destaca-se pela elevada estrutura, numa versão ligeiramente mais aromática da Tinta Roriz, da Touriga Franca e da delicada Tinta Francisca, posicionando-se enquanto vinho num nível muito alto para os grandes apreciadores. É um vinho para guardamos na memória pelos seus aromas primários, a textura mineral e a tensão fina que deixa uma longa despedida e a certeza de que para o ano vamos querer mais. Com 13,5% de volume, é um vinho que nos satisfaz a cada gole. Fica muito bem com uns camarões carnudos cozidos.



Experimentamos a modernidade. Pomares Tinto 2019 é um vinho encantador, em que se percebe o Douro na sua plenitude. Frutos vermelhos que se misturam com aromas tostados e doces das barricas de carvalho francês, belíssima sensação de fruta no sabor, misturando a estrutura suculenta com os taninos redondos e um corpo fluído. Termina longo, tenso e persistente e deixa saudades quando o copo termina. Com 13,7% de volume alcoólico e cor vibrante acompanha bem carnes vermelhas no tacho ou no forno. Também nos soube bem com lombo de porco grelhado.


Do tinto para o branco de 2019, para 2020, terminamos as sugestões com o Pomares Branco 2020. Numa explosão de aromas a flores de prado, a maçã reineta verde e a pêssego de vinha, equilibrado pelo sabor intenso a frutos de polpa branca, a lima, vibrante, fresco e muito longo, é um branco do Douro, ponto. Viosinho, Gouveio e Rabigato são a trilogia dentro de cada garrafa. Um dos nossos vinhos brancos de eleição por toda a sua complexa simplicidade e por "marchar" praticamente em todas as ocasiões. Também ele com 13,50% de volume alcoólico, experimentem fazer uma boa tábua de queijos e enchidos, chamar uns amigos e desfrutar durante um bom par de horas.