Pages

AKLA - Uma cozinha do mundo

Eddy Melo até pode ser um nome desconhecido para muitos de vocês mas para os apreciadores de uma boa gastronomia sem dúvida que já ouviram falar nele. Chef de profissão, é desde 1994 o responsável da cozinha do Hotel Intercontinental Lisboa, na altura Le Meridien Park Atlantic Lisboa e é por lá que tem mostrado uma cozinha que é eclética, que fala muitas línguas mas que trata com respeito o receituário português.


É no restaurante AKLA do Hotel Intercontinental Lisboa que Eddy mostra toda a sua arte. Um restaurante de cozinha de autor com provas dadas. Um restaurante que mesmo estando dentro de um hotel, está aberto a toda a cidade e que apenas um ano após a sua inauguração em 2016, foi eleito o Melhor Restaurante Português de Luxo pelos World Luxury Restaurant Awards, distinção que atesta a qualidade da cozinha do chef executivo Eddy Melo.


À primeira vista, o restaurante pode parecer mais pequeno do que na realidade é, em parte pela própria arquitectura do espaço, que tem duas áreas distintas e com nivelamentos diferentes, e em parte pela disposição irregular das mesas, algumas mais recatadas. Azul e dourado são principais tonalidades do AKLA e as que conferem ao espaço um certo esplendor: a primeira reveste boa parte das paredes do restaurante e dá cor aos painéis de azulejos pombalinos espalhados pela sala; a segunda surge em vários apontamentos decorativos, como candeeiros e pés de mesas. Também a luz assume especial importância na decoração do restaurante, com vários candeeiros de pé e de parede a reforçarem a iluminação de certas mesas. Sugerindo um movimento ondulante, o AKLA caracteriza-se por ter vários ambientes: as duas mesas ao centro concentram muitas atenções e são apropriadas para receber pequenos grupos; já as duas mesas redondas situadas em cantos opostos da sala e com cortinados em redor são ideais para reuniões de trabalhos que exigem maior privacidade e para encontros mais intimistas. O restaurante conta ainda com um balcão adjacente a uma área de showcooking, de onde é possível observar e acompanhar de perto a confecção de alguns pratos.


Staff bem formado, atendem e servem com a elegância exigida a um hotel de 5 estrelas mas sem nunca complicarem muito as formalidades, muito pelo contrário, apesar da farda também ela comum em hotéis, o atendimento é simples, descomplicado e descontraído o que nos faz sentir à vontade e relaxados. Na carta, que é variada e convida a momentos de partilha, pratos do mundo fundem-se com propostas da cozinha lusa, num casamento de sabores exóticos e tradicionais. A construção de todas as ementas começa no papel: de lápis na mão, Eddy desenha um a um os pratos que quer criar, já tendo em vista o perfeito equilíbrio de cores e sabores.


“A minha cozinha é do mundo”, define Eddy Melo, e a frase efectivamente confirma-se, a ver pela carta. Uma carta que fala por si e diz muito de quem a criou: plena de referências e de produtos autóctones dos Açores e nacionais, mostra um conhecimento profundo da cozinha portuguesa, mas também a visão de um cozinheiro viajado, que se formou e trabalhou vários anos no Canadá. Na carta do AKLA constam pratos sazonais, recriados de forma tradicional. De legumes orgânicos a peixes frescos elegantemente trabalhados e apresentados, o chef dá a escolher diferentes propostas gastronómicas que destacam os ingredientes locais e enaltecem os sabores portugueses. Como entradas, pode-se optar por Ostras da Ria Formosa, Camarão de Moçambique, Pataniscas de bacalhau e Pica-pau do lombo, entre outros petiscos que chegam à mesa em doses para partilhar. Entre os pratos principais, as carnes maturadas assumem maior destaque, ou não fossem as grandes especialidades do restaurante: depois de grelhadas a altas temperaturas nas brasas do forno josper, adquirem uma suculência deliciosa e um sabor único, de destacar as costeletas de cordeiro e o entrecôte maturado. Da cozinha do AKLA também saem ceviches, carpaccios, pastas, risottos e saladas; bem como deliciosos hambúrgueres.


Elegante e cosmopolita, é sem dúvida um espaço de excelência para um almoço de negócios, ou para um jantar a dois. Aberto diariamente, o AKLA tem capacidade para sentar 88 pessoas e funciona ao almoço, das 12h00 às 15h00, e ao jantar, das 19h00 às 22h30. Podem fazer as vossas reservas para o 213 818 700. 

Bom apetite.