Eddy Melo até pode ser um nome desconhecido para muitos de vocês mas para os apreciadores de uma boa gastronomia sem dúvida que já ouviram falar nele. Chef de profissão, é desde 1994 o responsável da cozinha do Hotel Intercontinental Lisboa, na altura Le Meridien Park Atlantic Lisboa e é por lá que tem mostrado uma cozinha que é eclética, que fala muitas línguas mas que trata com respeito o receituário português.
É no restaurante AKLA do Hotel Intercontinental Lisboa que Eddy mostra toda a sua arte. Um restaurante de cozinha de autor com provas dadas. Um restaurante que mesmo estando dentro de um hotel, está aberto a toda a cidade e que apenas um ano após a sua inauguração em 2016, foi eleito o Melhor Restaurante Português de Luxo pelos World Luxury Restaurant Awards, distinção que atesta a qualidade da cozinha do chef executivo Eddy Melo.
À primeira vista, o restaurante pode parecer mais pequeno do que na realidade é, em parte pela própria arquitectura do espaço, que tem duas áreas distintas e com nivelamentos diferentes, e em parte pela disposição irregular das mesas, algumas mais recatadas. Azul e dourado são principais tonalidades do AKLA e as que conferem ao espaço um certo esplendor: a primeira reveste boa parte das paredes do restaurante e dá cor aos painéis de azulejos pombalinos espalhados pela sala; a segunda surge em vários apontamentos decorativos, como candeeiros e pés de mesas. Também a luz assume especial importância na decoração do restaurante, com vários candeeiros de pé e de parede a reforçarem a iluminação de certas mesas. Sugerindo um movimento ondulante, o AKLA caracteriza-se por ter vários ambientes: as duas mesas ao centro concentram muitas atenções e são apropriadas para receber pequenos grupos; já as duas mesas redondas situadas em cantos opostos da sala e com cortinados em redor são ideais para reuniões de trabalhos que exigem maior privacidade e para encontros mais intimistas. O restaurante conta ainda com um balcão adjacente a uma área de showcooking, de onde é possível observar e acompanhar de perto a confecção de alguns pratos.
Staff bem formado, atendem e servem com a elegância exigida a um hotel de 5 estrelas mas sem nunca complicarem muito as formalidades, muito pelo contrário, apesar da farda também ela comum em hotéis, o atendimento é simples, descomplicado e descontraído o que nos faz sentir à vontade e relaxados. Na carta, que é variada e convida a momentos de partilha, pratos do mundo fundem-se com propostas da cozinha lusa, num casamento de sabores exóticos e tradicionais. A construção de todas as ementas começa no papel: de lápis na mão, Eddy desenha um a um os pratos que quer criar, já tendo em vista o perfeito equilíbrio de cores e sabores.
“A minha cozinha é do mundo”, define Eddy Melo, e a frase efectivamente confirma-se, a ver pela carta. Uma carta que fala por si e diz muito de quem a criou: plena de referências e de produtos autóctones dos Açores e nacionais, mostra um conhecimento profundo da cozinha portuguesa, mas também a visão de um cozinheiro viajado, que se formou e trabalhou vários anos no Canadá. Na carta do AKLA constam pratos sazonais, recriados de forma tradicional. De legumes orgânicos a peixes frescos elegantemente trabalhados e apresentados, o chef dá a escolher diferentes propostas gastronómicas que destacam os ingredientes locais e enaltecem os sabores portugueses. Como entradas, pode-se optar por Ostras da Ria Formosa, Camarão de Moçambique, Pataniscas de bacalhau e Pica-pau do lombo, entre outros petiscos que chegam à mesa em doses para partilhar. Entre os pratos principais, as carnes maturadas assumem maior destaque, ou não fossem as grandes especialidades do restaurante: depois de grelhadas a altas temperaturas nas brasas do forno josper, adquirem uma suculência deliciosa e um sabor único, de destacar as costeletas de cordeiro e o entrecôte maturado. Da cozinha do AKLA também saem ceviches, carpaccios, pastas, risottos e saladas; bem como deliciosos hambúrgueres.
Elegante e cosmopolita, é sem dúvida um espaço de excelência para um almoço de negócios, ou para um jantar a dois. Aberto diariamente, o AKLA tem capacidade para sentar 88 pessoas e funciona ao almoço, das 12h00 às 15h00, e ao jantar, das 19h00 às 22h30. Podem fazer as vossas reservas para o 213 818 700.
Bom apetite.