Pages

Casa Lisboa - Uma casa portuguesa com certeza.

É uma casa lisboeta com certeza, mas acima de tudo uma casa portuguesa. Recentemente aberto no Terreiro do Paço em Lisboa, a Casa Lisboa traz até à nossa mesa uma interpretação pelas mãos do Chef Luís Gaspar da nossa gastronomia.


Após ter mostrado os seus dotes de Chef ao vencer o Concurso Chef Cozinheiro do Ano em 2017, Luís Gaspar vê-se à frente de um projeto que lhe permite dar asas à sua paixão pela gastronomia e cozinhar um pouco de tudo o que é tradição no nosso país. Espaço minimalista, muito na linha simples que o grupo detentor do espaço já nos vem habituando. Mesas em madeira com o tampo de pedra lioz fazendo lembrar os tascos que nos fazem percorrer km para comer apenas "aquele prato"; cadeiras de madeira para suavizar o ambiente e uma harmoniosa luz suave em cima da mesa só para dar um clima especial ao momento. Isto é o que acontece nos dois pisos interiores do restaurante. Depois há toda uma esplanada brindada pela vista extensa do terreiro, do rio e abraçada por este sol que ainda anda meio escondido mas que quando aparece visita sempre a Casa Lisboa.


Perante a localização e a estrutura arquitetónica deste projeto, Luís Gaspar e a equipa Multifood sempre tiveram em mente criar um restaurante voltado para a tradição e para o produto português, com um menu que ilustrasse a variedade e a riqueza do nosso receituário. Como? Não foi difícil: “Pegámos em alguns clássicos de Lisboa e outras referências que fazem parte da nossa cultura gastronómica e adicionámos-lhes a minha identidade e a minha personalidade enquanto cozinheiro”, explica o Chef. Neste processo, sugeriu vários pratos, sugestões identitárias da mesa portuguesa, pratos que não dispensa e que fazem parte daquilo que somos. “Inconscientemente, fui ao que gosto mais de comer. Enquanto a ideia da ‘cozinha portuguesa’ se ia compondo, vieram-me logo à cabeça o leitão, o bacalhau, o arroz de pato...”.



Depois, afinaram-se os últimos detalhes e os pormenores técnicos à medida que a casa se ia arrumando. “Fomos ao mais tradicional, escolhemos o produto de maior qualidade e juntei alguma técnica”, avança o cozinheiro. É nesta parte que entra o seu conhecimento e a sua criatividade, com um toque que valoriza o produto e a história do prato, e que combina com a sua riqueza.



A carta é simples e está bem dividida. Entradas, saladas, peixes e mariscos, carnes e até há lugar para escolhas vegetarianas, para que ninguém se sinta excluído. Nas entradas é de destacar sem dúvida os Peixinhos da Horta com paprika, a Salada de Polvo, o Pica-pau e os já famosos Croquetes de Novilho para nos darem as boas vindas na chegada à casa. Já mais à vontade, as divisões dos peixes e mariscos e a das carnes albergam o Polvo na brasa e o Arroz de Marisco com Camarão tigre e uma Gyosa de bivalves que nos deixa as papilas gustativas em puro êxtase; já o Bife à Casa Lisboa com o tradicional ovo a cavalo e bem regado com uma molhanga divina são o fogo de artíficio ideal para finalizar a festa. Por outro lado o Leitão assado não deixa ninguém indiferente com a sua carne macia e a pele crocante. Num panorama mais leve e verde, as saladas e as opções vegetarianas trazem também o produto nacional à mesa e o sabor da gastronomia portuguesa em cada garfada. Os gulosos não se podem queixar pois o panorama das sobremesas vai desde o Arroz Doce até ao Rei da doçaria conventual, o Pudim Abade de Priscos. 



No que diz respeito à carta de vinhos é notória a predominância das referências nacionais, de Norte a Sul do país. Já o bar de cocktails além dos tradicionais clássicos tem propostas muito interessantes de cocktails de autor, pelas mãos de João Fortunato usando apenas bebidas portuguesas, como é o caso do sour de medronho, ou do daiquiri de abacaxi braseado e manjericão com rum da madeira.


Aberto todos os dias do meio dia à meia noite é a opção ideal para quem quer desfrutar de uma boa refeição de alma portuguesa no centro de Lisboa. As reservas podem ser feitas para o 213 470 871.

Bom apetite.