Pages

Afuri - (R)amen, o rei da comfort food japonesa.

Situado na fronteira este das montanhas Tanzawa, na provincia de Kanagawa encontra-se o Monte Afuri. Reza a lenda que Afuri é o pai do Monte Fuji. O monte Afuri é conhecido desde há muito tempo pelas suas águas com características e propriedades únicas. No passado, era considerado um monte sagrado e muitas pessoas viajam até lá para conhecer este local singular e, ao mesmo tempo, misterioso. 


Assim, através dos seus Ramens singulares e autênticos, o Afuri pretende levar a sagrada montanha Afuri a todo o mundo, a montanha esta que lhes transmite um tipo de filosofia e que, sendo difícil traduzir literalmente do japonês, podemos apelidar de “superior” (“higher”). O Afuri procura ser superior e melhor em tudo o que faz, desde à qualidade e frescura dos ingredientes utilizados na confeção dos pratos ao serviço, procurando sempre alcançar a excelência.  “One ramen. One staff. Always higher.


Fundado em Novembro de 1995, o Afuri já conta com 23 anos de história. Liderada por Hiroto Nakamura, esta cadeia de restaurantes já conta com 12 estabelecimentos no Japão, 2 nos Estados Unidos e, mais recentemente em Portugal, onde abriu o seu primeiro espaço em Lisboa. Um dos fatores essenciais da confeção dos seus pratos é a utilização de ingredientes frescos e de grande qualidade, pois este é sem dúvida um sinal de confiança e segurança que a AFURI pretende transmitir aos seus clientes. Assim, este é um dos principais motivos pelo qual Lisboa foi o local escolhido para a abertura do seu mais recente restaurante. Banhado quase na sua totalidade pelo Oceano Atlântico, desde sempre Portugal teve como principal fonte de riqueza o mar e todos os recursos que dele podia extrair. Assim, a obtenção de peixe e marisco frescos de forma rápida é uma mais-valia e um trunfo a favor do nosso país.


E o que tem tudo isto a ver com os fantásticos Ramens que lá são servidos? Bem para começar, um Ramen é muito mais que uma sopa de massa. Um Ramen é amor e sabor a cada colherada dada. O Ramen ou Lamen é um prato de massa chinesa, que foi introduzido no Japão com características próprias da culinária japonesa. Este prato agora japonês nasceu então da combinação entre a massa chinesa, feita com farinha de trigo, sal e kansui (água alcalina rica em carbonato de potássio, carbonato de sódio, e ácido fosfórico), o caldo tradicional e o molho de soja japonês. A partir daí começaram a surgir diferentes variedades de Ramen por todo o Japão, tais como Ramen de miso, de sal ou de tonkotsu (ossos de porco). Hoje em dia este prato é uma das “Comfort foods” japonesas mais conhecidas em todo o mundo.O Ramen é assim composto por massa chinesa e caldo, aos quais se adicionam diversos ingredientes que podem variar consoante a região do Japão como, por exemplo, frango (mais comum em Tóquio), chashu - carne de porco assada (mais comum em Kyushu), algas verdes, rebentos de bambu, cebolinho e naruto - pasta de peixe.


O caldo é um dos fatores determinantes no sabor do Ramen, sendo cozinhados com os mais diversos ingredientes e ao longo de muito tempo. Os alimentos de origem animal mais utilizados na confeção dos Ramens são ossos de galinha, de vaca, de porco, kezuribushi (flocos de bonito seco), niboshi (sardinhas secas), kombu (alga marinha), entre outros. Este prato tem vindo a evoluir com o passar dos anos, e têm surgido diversos tipos deste género de comida. Nos últimos anos, têm vindo a ser utilizados ingredientes e técnicas mais ocidentais, rompendo cada vez mais as fronteiras ente o Japão e o resto do mundo, contudo, ao mesmo tempo, tem também surgido uma “nostalgia” do Ramen mais tradicional. Para além de terem procurado “regressar às origens” através dos sabores tradicionais, os restaurantes de Ramen têm-se focado cada vez mais na qualidade dos ingredientes, sendo este um key factor dos Ramens Afuri.


Um ponto fundamental dos caldos Ramen é que podem ser divididos em duas categorias principais: Paitan e Chintan. Paitan, também conhecido por “sopa branca”, é um caldo espesso e turvo, enquanto que Chintan, conhecido por “sopa clara” é, tal como o nome indica, um caldo claro. Os caldos feitos com tonkotsu (ossos de porco), por exemplo, são quase sempre Paitans, sendo mais grossos e cremosos. Estes caldos têm bastante gordura, extraída da medula óssea e cartilagens do porco, que também confere bastante sabor e textura à sopa. No entanto, também podem ser feitos Paitans à base de frango. Nos últimos anos, a popularidade deste tipo de Ramen tem vindo a crescer no Japão. Os ossos e cartilagens do frango são um elemento fundamental para dar corpo e gosto a este tipo de caldo. A principal diferença entre os Ramens Paitans e Chintans reside na sua preparação. Um caldo Paitan é preparado a temperaturas mais elevadas e ebulições mais robustas, enquanto um caldo Chintan é confecionado por aquecimento, a temperaturas mais reduzidas e sub-fervidas. As altas temperatura permitem que líquidos normalmente imiscíveis se conjuguem formando uma emulsão rica e espessa. Por outro lado, a cozedura a baixas temperaturas permite separar as gorduras do caldo aquoso; a gordura pode ser removida e até posteriormente utilizada para dar sabor na confeção de outros pratos. Pode-se assim concluir que o Ramen Chitan é mais saudável do que o Ramen Paitan, pois permite separar a gordura do caldo. Procurando ter um estilo de vida mais saudável, os Portugueses estão cada vez mais preocupados em comer melhor, procurando alimentos frescos e de qualidade, razão pela qual a Afuri optou por apenas oferecer Ramens Chitans aos seus clientes no seu mais recente restaurante em Lisboa.


Mas o que difere mesmo o Ramen do Afuri dos outros Ramens que se comem por ai? Não é propriamente uma questão de ser melhor ou deixar de ser, pois os gostos não se discutem, contudo o Ramen da AFURI diferencia-se dos demais por ser mais leve, fresco e delicado. A qualidade de todos os ingredientes é um ponto essencial para a Afuri, no entanto, há um ingrediente em concreto que torna o seu Ramen tão diferente e especial – o yuzu - uma pequena fruta amarela de origem asiática. Este pequeno citrino marca a assinatura do Ramen Afuri, e é utilizado essencialmente para aromatizar e enfeitar tanto os caldos como a carne de porco grelhada no carvão. Assim, o yuzu é um elemento essencial no Ramen Afuri conferindo-lhe um sabor refrescante e distinto.


Mas nem só de Ramens vive o Afuri, há que destacar também as gyozas, os tatakis, as saladas e as delicadas e deliciosas peças de sushi. Não podemos deixar para trás o fantástico bar de apoio logo À entrada, de onde saem cocktails de whisky japonês bem doseados e balanceados, seja para acompanhar a refeição ou para rematar a mesma da melhor maneira possível. 


Situado na Rua Paiva de Andrade no Chiado e aberto todos os dias das 12h às 15h e das 18h às 24h, sendo que ao fim de semana está aberto continuamente das 12h às 24h, o Afuri é sem dúvida um dos restaurantes de confort food a ter em conta.