Pages

Tapisco Porto - O melhor de dois mundos na Invicta.

Juntar o melhor de dois mundos não é tão simples quanto parece, mas não é de todo impossível. O melhor das tapas espanholas e o melhor do bem petiscar português também estão presentes no Porto. Depois do sucesso que foi com a sua chegada a Lisboa, o Tapisco rumou o ano passado à Invicta e por lá se tem mantido pelas mãos do Chef Henrique Sá Pessoa, trazendo para a mesa um conceito de partilha.


Numa das artérias mais movimentadas do Porto, o Tapisco é o morador de um edifício totalmente remodelado que, graças ao seu pé direito alto e aos vãos envidraçados da fachada, recebe muita luz natural. Inspirada nos restaurantes e snack-bars dos anos 50, 60 e 70, a decoração recorre a mobiliário original da época como as cadeiras Olaio e os sofás retro – além de recuperados, foram também estofados em pele natural verde-seco.



A cozinha aberta a que o espaço de Lisboa já nos habituou recebe os clientes à porta. A imagem de referência do Tapisco – o balcão – assume ali forma em “L”. Ao lado, uma zona de espera ocupa com petiscos e bebidas quem aguarda disponibilidade de mesa. É também à entrada que o bar seduz com as várias referências de vermutes, vinhos e os conhecidos cocktails. Se o vermelho é cor de sangue no restaurante da capital, aqui é cor de vinho no lambrim alto feito de azulejos tridimensionais.


O chef Henrique Sá Pessoa e a sous-chef Joana Duarte escolheram, com a equipa, os ingredientes, testaram os produtos, afinaram os sabores e criaram um menu variado, que junta petiscos tradicionais portugueses e tapas espanholas, sabores bem conhecidos e recriados pela mão do chef. O resultado é espantosamente simples, saboroso e familiar. Tapiscos para petiscar, Ovos para aconchegar, Brasas para nos satisfazer, Tachinhos para quando vamos em grupo e Sobremesas para nos saciar. 


Começámos com um tártaro de atum com abacate e “ovas” de wasabi. Uma entrada fresca para um dia que estava bastante quente. Seguimos para o prego de choco frito com maionese de coentros e lima, uma gulosa sandes onde o choco é cozinhado na perfeição mas a maionese é o perfeito elo de ligação entre a proteína e o pão. De prova obrigatória é a famosa “bomba” aqui renomeada de “La bomba do Porto” é algo que não se explica, tem mesmo de se comer de tão gulosa que é. Para finalizar esta fase da refeição as Gambas al ajillo que nos deram vontade de mergulhar na frigideira onde são servidas, de tão boas e suculentas que são. 


Dos Tapiscos (que foram uma autêntica refeição) saltamos logo para os tachinhos (não liguem ao nome, as doses são mesmo generosas) a Paella Negra com sépia y alioli e as Tripas à moda do Porto enchem-nos as medidas figurativamente. Um prato é Espanha na sua plenitude, outro prato são as memórias das refeições feitas em casa das nossas avós. Para terminar em beleza e sugerido pela equipa de sala a Crema Catalana e a Mousse de Chocolate Negro com azeite e flor de sal, encaixaram-se naquele pedacinho de estômago que ainda tínhamos disponível.


O Tapisco é um restaurante de dia-a-dia onde não é nada difícil termos um prato predileto, difícil ali é saber o que escolher no dia seguinte. Comida honesta de cozinha simples. A qualidade do produto fala por si e não é preciso grande técnica culinária para ficarmos surpreendidos. Aberto todos os dias das 12h às 24h, o Tapisco é o restaurante ideal para uma refeição sem pressas e em boa companhia. O valor médio da refeição ronda os 30€ por pessoa, já com bebida.