Pages

Boa Bao - O Sudeste Asiático no Porto

Depois de ter chegado a Lisboa, ter colocado o Sudeste Asiático em pleno Largo Rafael Bordalo Pinheiro no Chiado, o Boa-Bao rumou a norte, instalou-se no Porto e de há um ano para cá que os cidadões da Invicta podem viajar pela Ásia sem terem de se levantar da mesa. A Rua da Picaria é apenas a casa de partida para a viagem. Por isso, sentem-se, apertem os cintos, coloquem-se confortáveis e preparem-se para embarcar nesta viagem que tem paragem garantida pelo Vietname, Laos, Indonésia, Cambodja, Malásia, Coreia, Japão, China, Tailândia, entre outros. Boa viagem.



Tal como o “X” marca o lugar, o néon encarnado à entrada do número 61 a 65 da Rua da Picaria dá-nos as boas vindas. Se o ambiente e decoração criado e conseguido em Lisboa continuam a encantar quem lá vai, no Porto a criatividade e o fabuloso espaço de 300m2 deram asas para muito mais. É no animado bar de entrada que fazemos o check-in ao ritmo e sabor dos melhores cocktails tikis e de influência sempre asiática. Recriar clássicos e criar histórias liquidas é a função de David Rodrigues e sua equipa. Ali também temos opções de fingir food para acompanhar as bebidas ou para petiscar algo enquanto aguardamos pela nossa mesa. 




Seguindo caminho e atravessando a ponte (sim, há mesmo uma ponte que faz parte da decoração) encontra-se a cozinha aberta onde há lugares de primeira fila ao balcão para ver parte da ação. Continuando pelo espaço e entramos numa zona que nos fez transportar de imediato para um mercado de rua na Ásia. A cobertura em vidro, toda ela retrátil esbate a barreira entre o exterior e o interior enquanto os chapéus de sol coloridos criam uma atmosfera divertida e dão sombra aos bancos corridos e mesas de madeira que chamam ao convívio. Ao fundo de tudo, uma zona longe com um segundo bar permite desfrutar de cada detalhe de decoração desde os candeeiros em gaiola suspensos às figuras orientais expostas nas paredes. Como se não fosse suficiente, em cima há ainda outra sala perfeita para quem prefere um ambiente mais intimista.




Já somos praticamente clientes da casa e como tal há um ou outro prato que não deixamos de comer. Um desses casos de sucesso é sem dúvida o Pad Thai, um clássico da cozinha Tailandesa, bem como da cozinha do Boa Bao. Comida de conforto simples e honesta que nos leva em viagem a cada garfada. Outro dos pratos que não deixamos de lado são os baos. Aqueles pãezinhos húmidos, cozinhados ao vapor fazem não só as nossas delícias, como as delícias de todos aqueles que os comem. Por recomendação escolhemos o mais recente, o Bao de Robalo com Rabanete amarelo em conserva e molho picante, que é muito provavelmente a comida de mão mais surpreendente e saborosa que já comemos este ano.



Continuando a viagem gastronómica pelos pratos novos, a Barriga de Porco Frita com Brócolos Chineses e Pimenta Shezuan também nos encheu a medida e só ajudou a confirmar que desde que o produto seja de qualidade e a técnica culinária esteja presente, seja no Porto, em Lisboa, ou em qualquer outra cidade onde o Boa Bao venha a estar o sucesso dos seus pratos são garantidos.



No copo e como também é impossível resistir aos fabulosos e únicos cocktail que só aquela equipa sabe criar bebemos um Lych me Up co m gin, lichia, flor de laranjeira, sementes de chia e espumante; e um Sawadee também com gin, mandam, laranja, lima e tónica. Difícil mesmo é dizer qual deles estava melhor. Como digestivo um licor de cereja caseiro e sake tal como manda a regra.



O Boa-Bao não é somente um restaurante, é um espaço de convívio. Aberto continuamente, todos os dias das 12h às 23h, (sendo que às sextas e sábados encerra pela meia noite e meia) permite-nos fazer uma refeição completa e cheia de novos sabores genuínos, ou simplesmente picar algo. A refeição média ronda os 30€ por pessoa já com bebida. E o ótimo no meio disto tudo, é que no Porto fazem reservas.

Bom Apetite.