Pages

Nike Betrue

Sexualidade, vida, cura, luz do sol, natureza, magia, serenidade e espírito. Em 1978, o ativista político e designer Gilbert Baker criou e costurou à mão duas bandeiras com oito riscas coloridas (cor de rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para ser um símbolo positivo de união da comunidade de gays, lésbicas e pessoas transgénero. A chamada bandeira do Orgulho, ou "Pride", foi estreada nesse ano em São Francisco.




A comunidade adorou a bandeira. E os organizadores da Marcha do Orgulho de São Francisco pensaram que seria visualmente impactante cobrir todo o percurso da marcha de 1979 com quatro cores de um lado da rua e quatro do outro.



Com um orçamento de 10,000 dólares e uma encomenda de 400 bandeiras feitas à mão, Baker começou a trabalhar na sua bandeira de 8 cores. Mas o fornecedor que estava ajudar na criação das bandeiras não tinha cor de rosa suficiente. Então, Baker para poder colocar um número de cores igual de cada lado da marcha, decidiu suprimir também o turquesa, ficando apenas 3 cores em cada lado, em vez de 4.



Quarenta anos depois, a bandeira de seis cores continua a ser o símbolo irrevogável de união da comunidade LGBTQIA+.



Para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike juntou-se com Gilbert Baker Estate numa parceria para criar a coleção BETRUE 2019 deste ano. Pela primeira vez, o calçado, o vestuário e os acessórios apresentam a bandeira original de oito cores do ícone, bem como outros toques "Gilbert-y" significativos e símbolos do "Orgulho".