Pages

Vinhos a não perder.

Há muito que os vinhos se pintam a mais que tinto e branco. Cada vez mais os produtores e enólogos apostam em Rosés de qualidade que vão muito além de uma bela tarde de piscina. Gastronomicamente pensados ao detalhe, partilhamos convosco os que mais nos encheram as medidas nesta estação.


Winemaker´s Collection identifica a Coleção singular de vinhos Douro DOC sob a qual são lançadas edições limitadas: tinto, branco, rosé, numeradas e assinadas pelo enólogo Ricardo Macedo. Kopke Winemaker´s Collection Tinto Cão, Reserva Douro Rosé 2020, foi sem dúvida o Rosé deste Verão. Feito com uma das castas mais singulares do Douro que se caracteriza por ter cacho pequeno e película densa. Evidenciando uma acidez cativante, taninos suaves e robustos, esta casta confere uma boa capacidade de envelhecimento, longevidade e frescura. De cor salmão, é um Rosé que cativa de imediato. No nariz expressa notas de romã e cor de hibisco. No paladar, revela-se subtil e elegante, revelando a sua boa acidez camada após camada, terminando longo e fresco. Um rosé elegante, amplo e complexo. Um vinho gastronómico, ótimo também para o início de uma refeição. Com um volume alcoólico de 13%, este vinho vai bem como aperitivo e em harmonização com pratos de maresia, peixes gordos, sushi, carnes brancas e queijos de média intensidade.



Da Quinta de Nova de Nossa Senhora do Carmo surge o Quinta Nova Rosé Colheita 2020. Este blend é um convite a uma experiência de sabores. O Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo Rosé destaca-se pela elevada estrutura, numa versão ligeiramente mais aromática da Tinta Roriz, da Touriga Franca e da delicada Tinta Francisca, posicionando-se enquanto vinho num nível muito elevado para os grandes apreciadores. É um vinho para guardamos na memória pelos seus aromas primários, a textura mineral e a tensão final que deixa uma longa despedida e a certeza de que para o ano vamos querer mais. De cor hipnotizante é um vinho com aroma muito aberto e sensorial. Com um volume alcoólico de 13,5% e como a maioria dos rosés, acompanha bem peixes, mariscos, sushi, saladas frescas e carnes brancas.


Descemos ao Alentejo para a Casa Relvas e o seu Herdade de São Miguel Colheita Selecionada Rosé 2020. Uma das herdades que temos vindo a descobrir e que nos tem deixado bastante agradados com o excelente trabalho desenvolvido, apresenta um rosé vivaço. Touriga Nacional, Syrah, Aragonez, entre outras. completam o ramalhete deste vinho de cor rosa claro e cujo aroma fresco com notas de fruta vermelha e tropical no fazem pensar logo em verão. No paladar é intenso e envolvente, cheio de frecura e mineralidade. Com 12,5% de volume alcoólico é um excelente aperitivo e ficou muito bem com um "spaghetti alle vongole".


Não é um Rosé, é um Palhete, mas a cor enquadra-se no que andámos a beber por isso temos mesmo de destacar o fabuloso Palhete 2019 Morgado do Quintão. Negra Mole e Crato Branco (Roupeiro) este vinho Algarvio é um verdadeiro "splash" nas nossas papilas gustativas. Cor salmão pálido, notas de morangos e fruta de polpa branca. Na boca é muito fresco, elegante terminado com fruta fresca. Muito leve, como 12% de volume alcoólico, vai bem com a gastronomia regional e como não podia deixar de ser com peixes e mariscos.