Pages

Castro - A perfeição em três dentadas.

Esqueçam tudo aquilo que conhecem sobre espaços icónicos no Chiado. É em plena Rua Garret, onde outrora residiu a Casa Pereira que nasceu um espaço único que celebra o mais amado doce português. Uma marca que se diferencia não só pela escolha dos melhores ingredientes, pela confeção e pelo sabor de excelência, mas também pelo espaço requintado. No atelier Castro podem comprar-se pastéis de nata, prová-los ao balcão ou levá-los para casa, assim como assistir ao seu processo de fabrico artesanal e sentar-se à mesa para degustar um, dois, ou até mesmo meia dúzia, enquanto bebemos um bom Porto, ou a típica Ginginha.

Fotografia de Nuno Correia
O  pastel  de  nata  Castro  é  fiel  à  receita  secular  e  resultado  de  horas  de  aprimoramento em busca do equilíbrio perfeito. O Chef pasteleiro, Daniel  Seixas,  criou  uma  versão  mais  sofisticada  da  receita  tradicional,  com massa fina e estaladiça e um creme aveludado. Pouca gordura e a cremosidade que se quer num dos "snacks" doces mais apreciado em todo mundo. Quem não gosta de um "nata" com um café que levante a mão.


O recheio tem uma maturação de 24 horas, ligeiramente queimado no final e onde sobressai o aroma predominante a canela e notas cítricas. Como dita a tradição, deve ser polvilhado com canela e açúcar em pó e, diz-se, ser comido com três dentadas, a primeira delas sonora, mas há também quem o coma à colher e não são só as crianças.


Detalhes e mais detalhes mas não só nos incríveis pastéis. Todo o atelier respeita a "traça" antiga do Chiado, onde tudo foi mantido e apenas recuperado. No interior, os arcos estruturais foram evidenciados e “guarnecidos com carpintarias, numa forte forma geometrizada” e as três “salas” configuram  a  manufatura  dos  pastéis  nos  seus  três  passos:  zona  de  confeção,  forno e zona de venda ao público  que podem ser observados por quem entra.


O bonito teto em estuque decorativo, com motivos florais, sob o qual pende um grande lustre composto por 24 globos de vidro. As cadeiras de nogueira americana que adicionam conforto, as três pequenas mesas redondas com os seus incriveis tampos. As paredes revestidas a pedra mármore, a clássica fachada, as loiças Vista Alegre e as montras criadas pelo Studio Astolfi e que nos remetem para o imaginário de Alice no País das Maravilhas, não passam despercebidas por ninguém e fazem deste atelier um espaço único e digno de ser visitado.


O atelier de pastéis de nata Castro Lisboa está aberto todos os dias das 9h às 21h. O que esperam para visitar?